Sem medo do Medo

Estar de quarentena ou em isolamento social, pode ser uma experiência particularmente difícil. Sobretudo quando as crianças também estão em casa, 24 horas por dia. Até que ponto é que a falta de acesso à cultura e ao lazer nos pode ajudar a deprimir? Como gerir as emoções em família? Como preparar as crianças para notícias tristes? A TSF, em parceria com a Ordem dos Psicólogos, vai dar resposta aos desafios que se colocam a todos nós, neste período particularmente difícil.
De segunda à sexta, às 9h30, um psicólogo responde às perguntas de Teresa Dias Mendes e desenvolve em tsf.pt as várias perspectivas sobre os danos colaterais desta pandemia.

Sem medo do Medo

Comportamentos para um mundo melhor

Comportamentos para um mundo melhor

A consciência da grande aceleração da atividade humana iniciada na primeira revolução industrial, com as conhecidas implicações na saúde - e doença - do Planeta e de todos os que o habitam, tem motivado sucessivas tentativas de reequilíbrio. A Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas são o compromisso de quase 200 países para promover a prosperidade e proteger o planeta. Mais do que um compromisso político, é um movimento que apela à participação de todos e de cada um.

Erros e Enviesamentos na Pandemia

Erros e Enviesamentos na Pandemia

Todos nós, enquanto seres humanos, estamos condicionados a tomar decisões e a comportarmo-nos utilizando heurísticas e enviesamentos que funcionam como shortcuts para automatizar o comportamento, permitindo-nos sermos muito céleres e pouparmos energia. Estes mecanismos têm, contudo, alguns revezes, dado que prejudicam a tomada de decisão lógica e racional, munida de todos os factos para uma tomada de decisão objetiva, não emocional e que maximize proveitos.

Ciberbullying em tempo de pandemia

Ciberbullying em tempo de pandemia

E se alguém fizesse circular um boato maldoso acerca de si na internet? Ou de devassa da sua vida privada? E se começasse a receber mensagens ou emails perturbadores? Ou se descobrisse que a sua filha estava a ser pressionada para partilhar fotos íntimas? Estes são apenas alguns exemplos de situações de ciberbullying, que mais não é que um comportamento agressivo que visa manipular, prejudicar ou maltratar o outro, de forma repetida e intencional utilizando, para tal, as tecnologias digitais.