Sinais

"Outros Sinais" nas manhãs da TSF, com a marca de água de sempre: anotação pessoalíssima do andar dos dias, dos paradoxos, das mais perturbadoras singularidades. Todas as manhãs, num minuto, Fernando Alves continua um combate corpo a corpo com as imagens, as palavras, as ideias, os rumores que dão vento à atualidade.
De segunda a sexta, às 08h55, com repetição às 14h10.

A carta

A carta, em papel timbrado da Real Academia Española, é de 20 de Fevereiro de 1968:

"Minha querida amiga,

Respondo às suas duas cartas. Thora terá, como é lógico, todas as garantias e, se achar bem, podemos acertar o seguinte programa para o dia 7 de Março. Às seis da tarde, espero-os aos três, a Thora, ao osso e a si, na Real Academia Española, rua de Felipe IV, nº 2. Aí os apresentarei ao Director e ao Secretário da Corporação, com quem poderemos conversar e a quem entregaremos a relíquia".

A carta, dirigida à Sra Dª Beppo Abdul-Wahab, tem mais dois ou três parágrafos sucintos, de uma eficiência quase telegráfica. Num deles, o autor, o galego Camilo José Cela, propõe que, terminada a reunião da Real Academia, saiam a tomar "una copa" numa taberna qualquer, "a Concha, por exemplo, na calle de Arlában", antes de irem cear.

Publicada no El Pais, a cópia da carta dirigida pelo autor d' "A Colmeia" à condessa que lhe trará um pedaço do occipital do Cid, o Campeador, é mais uma peça desconcertante de um episódio romanesco. Esse pedaço de osso de um crânio mítico levado pelas hordas francesas é peça ficcional do romance "A costureira que encontrou um tesouro quando foi fazer xixi", de Vicente Olaya. Mas o alegado osso do grande cavaleiro medieval está no centro de um episódio que terá motivado muitas conversas na taberna da calle de Arlában: aquele, verídico, tocantemente verídico, protagonizado por Camilo José Cela na festa dos 99 anos do historiador Menendez Pidal. Nesse dia, Cela pousou no colo do aniversariante, junto ao ramo de 99 rosas, o osso resgatado ao pó de mil batalhas, ao pó de mil novelas.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de