Sinais

"Outros Sinais" nas manhãs da TSF, com a marca de água de sempre: anotação pessoalíssima do andar dos dias, dos paradoxos, das mais perturbadoras singularidades. Todas as manhãs, num minuto, Fernando Alves continua um combate corpo a corpo com as imagens, as palavras, as ideias, os rumores que dão vento à atualidade.
De segunda a sexta, às 08h55, com repetição às 14h10.

A outra Los Angeles

Esta é outra Los Angeles, não a das lantejoulas e da passadeira vermelha virtual dos Óscares, ainda que a imagem publicada no jornal El Clarin pudesse ser resgatada de um filme varrido pela desgraça do mundo.

Esta é a Los Angeles del Tukuko, na Venezuela. A imagem, captada por um fotojornalista da France Presse, mostra um homem deitado numa esteira, no exterior de uma casa rústica. O homem sofre de malária. A reportagem do argentino El Clarín trata disso, do regresso da malária à Venezuela. É um regresso inquietante de um flagelo que a Venezuela tinha sido a primeira a erradicar em todo o continente no início dos anos 60. Há quem tema ainda mais este surto de malária, que varre as cidades e as zonas rurais, do que a pandemia da Covid-19. A reportagem mostra-nos Luz Martínez que já por três vezes apanhou malária. Da última vez, estava grávida. Ela diz que já estão habituados às nuvens de mosquitos, na zona de Los Montones. Um colaborador dos Médicos sem Fronteiras que organiza inquéritos no terreno, fala em pessoas com dezenas de crises de paludismo, no país cuja última estatística foi divulgada em 1976. As autoridades não têm números oficiais para a reportagem da France Presse. Mas a Sociedade Venezuelana de Saúde Pública pega nos números da Organização Mundial de Saúde relativos ao ano passado e conclui que a Venezuela está no topo dos casos de paludismo na região.

O homem deitado na esteira junto à casa pobre já não parece disponível para comparar números. É um figurante da triste vida de Los Angeles, da outra Los Angeles, a que não acende luzes na noite das estrelas, a Los Angeles del Tukuko, na Venezuela doente.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de