Sinais

"Sinais" nas manhãs da TSF, com a marca de água de sempre: anotação pessoalíssima do andar dos dias, dos paradoxos, das mais perturbadoras singularidades. Todas as manhãs, num minuto, Fernando Alves continua um combate corpo a corpo com as imagens, as palavras, as ideias, os rumores que dão vento à atualidade.
De segunda a sexta, às 08h55, com repetição às 14h10.

A playlist do coronavírus

No blog Zona Crítica, do jornal El Diario , Isaac Rosa propõe "temas de conversa para a quarentena". O escritor sevilhano, vencedor do prémio Rómulo Gallegos, esteve no Corrente d'Escritas de há dez anos, quando já tínhamos apanhado o susto da gripe A, mas não estávamos de quarentena ao "ruído do mundo". Ele escreve agora que se uma crise serve para alguma coisa é para pôr a nu as nossas debilidades, o quão vulneráveis somos. Que temas lança Isaac Rosa para aprovisionamento de conversas, em família ou na rede, quando e se confinados a quatro paredes? Ele começa por sugerir que falemos do sistema de saúde mas também "do nosso modelo económico, do modo como as políticas neoliberais nos deixam frágeis e desprotegidos". E "do modelo social em vigor nas grandes cidades, do que fazer com os filhos quando não estão na escola". De como administrar os recursos, sob que prioridades. De "como vivemos e queremos viver, se nos conformamos com uma vida apertada e precária sacudida por qualquer imprevisto, um vírus, uma recessão, uma avaria do carro, a doença de um familiar". Antevendo outras "crises e choques sanitários, económicos, sociais, ambientais, face aos quais mais vale estarmos fortes como Estado e como comunidade", Isaac Rosa sugere pistas de reflexão para quando se nos acabar o catálogo de séries televisivas.

Na verdade, teremos ainda o recurso da nova playlist que o jornal colombiano El Espectador acaba de divulgar. É a playlist das músicas inspiradas no coronavírus, mais de cem já disponíveis numa app da Spotify. Uma delas, do dominicano Yofrangel, foi já acedida por 1 milhão e 700 mil visitantes.

Outra, insiste em que lavemos as mãos.

Fora da lista, já se anuncia uma canção do uruguaio Jorge Drexler, que ontem teve de suspender dois concertos anunciados para a Costa Rica.

Drexler divulgou entretanto uma nova canção nas redes sociais. A canção, vem dizer-nos: "Em breve, voltarão os beijos e os abraços. Se encontrares um amigo, saúda-o com a alma".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de