Sinais

"Outros Sinais" nas manhãs da TSF, com a marca de água de sempre: anotação pessoalíssima do andar dos dias, dos paradoxos, das mais perturbadoras singularidades. Todas as manhãs, num minuto, Fernando Alves continua um combate corpo a corpo com as imagens, as palavras, as ideias, os rumores que dão vento à atualidade.
De segunda a sexta, às 08h55, com repetição às 14h10.

A viagem perigosa

Não tarda, veremos as imagens do Papa num blindado.

Francisco vai iniciar a viagem mais perigosa, através de cidades devastadas, na terra onde nasceu Abraão. Junto às ruínas de Ur, dará um sinal sobre a Terra Prometida? Sabe-se que vai escutar palavras em aramaico, a mais funda reverberação de uma antiquissima espiritualidade. Antes de abraçar os cristãos perseguidos pelo jihadistas, o Papa enviou-lhes um sinal: "Anseio ver os vossos rostos, visitar a vossa terra, o antigo berço da civilização".

Se apurares os sentidos, talvez escutes no vento um antigo poema sumério, "Lamento pela destruição de Ur". Quem são os novos amoritas?

A cidade onde o teu espanto se demora nas esquinas, a tua cidade, onde quer que estejas, é banhada, afinal, por aquele grande rio Eufrates, em cuja margem o poeta Ruy Belo constatou que "o nosso deus é um deus ofendido".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de