Sinais

"Sinais" nas manhãs da TSF, com a marca de água de sempre: anotação pessoalíssima do andar dos dias, dos paradoxos, das mais perturbadoras singularidades. Todas as manhãs, num minuto, Fernando Alves continua um combate corpo a corpo com as imagens, as palavras, as ideias, os rumores que dão vento à atualidade.
De segunda a sexta, às 08h55, com repetição às 14h10.

Chamava-se Justo Gallego

Chamava-se Justo Gallego, morreu este domingo. Em jovem foi monge trapista. Depois tornou-se agricultor. Ao longo de 60 anos, usando acima de tudo material reciclado, construiu, sozinho, em Mejorada del Campo, a 30 km de Madrid, uma catedral. Não teve, nesta obra de uma vida, apoio da Igreja ou do Estado.

Tinha um riso largo que roçava as barbas de Deus e fazia sorrir Nossa Senhora do Pilar, sua padroeira. A todos recebia e a todos explicava aquela obra interminável, a mais bela espiga de trigo da sua horta.

Chamavam-lhe Don Justo, tinha idade para ser arcebispo, primaz ou emérito. Os pensamentos de Don Justo subiam ao zimbório, com a firmeza de um pedreiro livre. Do pináculo da sua catedral inacabada percebiam-se ameias de castelos, naves vaticanas. Trabalhava dez horas por dia, descansava ao domingo.

Ele moldava em suas mãos uma ideia de catedral.

E perante o seu riso largo, podíamos escutar de novo a voz de Amancio Prada interpretando na catedral de Oviedo o Cântico Espiritual de São João da Cruz, ou reler o poema de João Cabral de Melo Neto sobre a catedral de Sevilha, ou fitar nos olhos o anjo gótico que reteve António Gamoneda na catedral de Leon ou abrir a boca de espanto como aconteceu a Gedeão na catedral de Burgos ("A catedral de Burgos tem trinta metros de altura/ e as pupilas dos meus olhos dois milímetros de abertura/Olha a catedral de Burgos com trinta metros de altura") ou a António Salvado, quando se deixou envolver pela luz da catedral de Salamanca.

Justo Gallego, o antigo monge trapista que dedicou a vida a construir uma catedral, morreu este domingo, no seu dia de descanso.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de