Sinais

Os "Sinais" nas manhãs da TSF, com a sua marca de água de sempre: anotação pessoalíssima do andar dos dias, dos seus paradoxos, das suas mais perturbadoras singularidades. Todas as manhãs, num minuto, Fernando Alves continua um combate corpo a corpo com as imagens, as palavras, as ideias, os rumores que dão vento à actualidade.
De segunda a sexta, às 08h55 e 14h10

Limpar a fossa, diz ela

Andam por aí uns facultativos terraplanistas em virulenta viralidade.

Não se sabe que vénias fazem a Hipócrates ou a Esculápio ou em que doses bebem do Galeno. Prescrevem, em plataforma de comunicação, uma incisiva flebotomia da norma. É uma sangria desatada.

O mais recente récipe surgido desse acantonamento é contra a zaragatoa. Os facultativos terraplanistas insistem na zaragata contra o estabelecido pela autoridade sanitária. Há mesmo quem, sem despir a bata, ensine a enganar o teste.

Já não se trata de discutir a eficácia e a bondade da zaragatoa. É claro que este passo em falso decorre de um desprezo por uma prática estabelecida desde o aparecimento da gripe H1N1, há mais de dez anos.

Como explicam os mais conceituados virologistas, o vírus é mais frequente nas chamadas células ciliadas do sistema respiratório, esconde-se no trato respiratório, a transmissão não se faz predominantemente pela saliva. Com a zaragatoa é possível reduzir a percentagem de falsos negativos.

Nada disto é rebatido pelos facultativos terraplanistas. Eles tratam de armadilhar o método. Uma das suas representantes acaba de explicar como podemos eliminar "os restos virais" das profundezas da cavidade nasal.

Eis o truque, sugerido por alguém que terá feito o juramento de Hipócrates: se limpar as fossas nasais e a orofaringe está safo, o teste para a detecção do vírus dá negativo.

Uma médica que ensina a enganar o teste é como um polícia de trânsito que ensine a fugir aos radares ou um funcionário da autoridade tributária que ensine a fugir ao fisco.

Limpar a fossa, diz ela. Já agora, "pachos na testa / terço na mão / uma botija / chá de limão"...

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de