Sinais

"Outros Sinais" nas manhãs da TSF, com a marca de água de sempre: anotação pessoalíssima do andar dos dias, dos paradoxos, das mais perturbadoras singularidades. Todas as manhãs, num minuto, Fernando Alves continua um combate corpo a corpo com as imagens, as palavras, as ideias, os rumores que dão vento à atualidade.
De segunda a sexta, às 08h55, com repetição às 14h10.

Na jangada, com Cândido

Foi uma das mais comoventes criações dele, poderoso e frágil, humanidade em carne viva, intenso e despojado: ele e o seu olhar, as suas mãos, os gestos rompendo a maior desamparo que é possível imaginar sobre aquela máquina de viver, talvez uma cama, talvez um barco naufragando.

Quando penso nele, está sentado à mesa, um sorriso de bonomia de quem já passou por tanta aflição, exílio e confronto, rasgo e sentido da tribo. Em cada momento em que conversei, comi e bebi, soltei gargalhadas largas com Cândido Ferreira, estava presente esse fio inexplicável que nos prende ao sagrado, ao cerimonial do ofício, à arte de viver.

Por isso, agora que ele serenamente se desprendeu dos dias, folheio a "Comunidade" do Pacheco e leio uma passagem como se o simples acto de ler o pudesse trazer de volta saltando, rindo desesperado, na cama, na jangada em que se transcendeu: "A cama é larga, de madeira, alta, gingona, parece uma jangada. Eu comparo-a a uma jangada, onde vamos nós cinco, cercados de noite, de ventos, de ondas caprichosas, perigos desconhecidos.

É uma imagem literária, esta, da cama-jangada; a literatura, a quem muito sofregamente lê, dá isto: comparações para tudo, referências imprevistas, casos. Tipos, situações paralelas que já houve ou foram inventadas, uma outra vida ou realidade como a nossa de todos os dias e que se infiltra no sangue, ferve na memória, sem que a gente dê por isso. Não ajuda a viver, é certo, porque nada ajuda a viver, antes a figurar-se. Permite talvez uma certa coerência (interior). Não é importante, afinal - mas que será importante, afinal?"

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de