Sinais

"Outros Sinais" nas manhãs da TSF, com a marca de água de sempre: anotação pessoalíssima do andar dos dias, dos paradoxos, das mais perturbadoras singularidades. Todas as manhãs, num minuto, Fernando Alves continua um combate corpo a corpo com as imagens, as palavras, as ideias, os rumores que dão vento à atualidade.
De segunda a sexta, às 08h55, com repetição às 14h10.

Nas praias de África

O Expresso das Ilhas conta que os alunos de um liceu e de uma escola do Mindelo vão realizar, ao longo do mês de Outubro, "um levantamento da poluição de plásticos nas praias de São Vicente". Nada de muito diferente do que, com estimável frequência, muitos alunos de outras escolas fazem em tantos lugares do mundo.

O que esta iniciativa tem de singular é o facto de se articular com a acção de outras escolas em seis países africanos. O Instituto do Mar de Cabo Verde acaba de divulgar a acção conjunta, enquadrada num projecto internacional, envolvendo estudantes do Gana, da Nigéria, do Benim, da Costa do Marfim e de Marrocos. Ao longo do mês de Outubro, estudantes de cidades costeiras destes países observam e recolhem lixo nos areais de África, juntamente com investigadores universitários. O projecto Collect , financiado por uma fundação norte-americana, tem na própria sigla a explicação da missão: Observação Cidadã dos Detritos em Ecossistemas Costeiros. E propõe-se envolver as comunidades ribeirinhas na sensibilização para os perigos da poluição através dos plásticos que pode comprometer o seu próprio sustento, afectando o turismo local ou a actividade pesqueira.

Esta notícia estende o mapa da costa africana diante dos nossos olhos e faz soar mornas de Eugénio Tavares até às praias de Agadir e Tânger. Lembram-se de Ó Mar Eterno? O poema perguntava às "túrbidas vagas": "Que mal te fiz, oh mar, oh mar?" Futuros cantadores de mornas percorrem os areais e recolhem a resposta magoada na sétima onda.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de