Sinais

"Outros Sinais" nas manhãs da TSF, com a marca de água de sempre: anotação pessoalíssima do andar dos dias, dos paradoxos, das mais perturbadoras singularidades. Todas as manhãs, num minuto, Fernando Alves continua um combate corpo a corpo com as imagens, as palavras, as ideias, os rumores que dão vento à atualidade.
De segunda a sexta, às 08h55, com repetição às 14h10.

Nicarágua

O Congresso da Nicarágua nomeou ontem um tribunal eleitoral que é a cara chapada do governo e deu provimento a uma reforma que cria sérios obstáculos à participação dos opositores nas eleições de Novembro. Algumas vozes tinham reclamado a reforma eleitoral, não esta, mas um assomo que fosse de outra coisa, um pouco mais transparente. Cá está a reforma, atarraxando ainda mais. A dita reforma recupera uma lei do ano passado, proibindo a inscrição de candidatos que apoiem a imposição de sanções internacionais contra o governo por supostas violações dos direitos humanos. Daniel Ortega está tentado a candidatar-se a um quarto mandato consecutivo. Na última reeleição, o antigo guerrilheiro sandinista, que tomou o gosto pelo poder, chamou a mulher para vice-presidente. O maior partido da oposição é formado por antigos sandinistas dissidentes. Fica tudo em família. Mesmo desavinda.

As notícias da Nicarágua reenviam-nos com uma insistência dolorosa para "A Revolução Perdida" do antigo padre, guerrilheiro e poeta Ernesto Cardenal, aquele a quem o Papa Francisco retirou de um longo exílio eclesiástico. E ao Salmo que ele escreveu quando se lhe revelou o verdadeiro rosto de Ortega:

Bem-aventurado o homem que não segue as consignas do Partido

Nem assiste aos seus comícios

nem se senta à mesa com os gangsters

nem com os Generais no Conselho de Guerra.

Bem-aventurado o homem que não espia o seu irmão

nem delata o seu companheiro de colégio

Bem-aventurado o homem que não lê os anúncios comerciais

nem ouve as suas rádios

nem acredita nos seus slogans.

Será como uma árvore plantada junto a uma fonte.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de