Sinais

"Outros Sinais" nas manhãs da TSF, com a marca de água de sempre: anotação pessoalíssima do andar dos dias, dos paradoxos, das mais perturbadoras singularidades. Todas as manhãs, num minuto, Fernando Alves continua um combate corpo a corpo com as imagens, as palavras, as ideias, os rumores que dão vento à atualidade.
De segunda a sexta, às 08h55, com repetição às 14h10.

O novo rosto normalizado

Lesley Pilgrim, uma cidadã norte-americana de 25 anos, cumpriu os trâmites burocráticos para obter a carta de condução.

Tirou uma foto, aliás duas, preencheu formulários, e esperou em casa que os correios lhe enviassem o documento. Quando a carta chegou, Lesley reparou que a foto mostrava o rosto dela, sim, mas coberto com uma máscara.

A história corre mundo e o que dela se retira, como lição, não é a evidência tardia de dois erros não detectados nas malhas mais apertadas deste nevoeiro. O que aconteceu? Lesley tirou duas fotografias, uma sem máscara e outra com, tendo enviado a errada, e os serviços, tanto expediente acumulado, tanta pressão, carimbaram assim, porque um rosto tapado com máscara anti-covid é, nos dias que correm, um rosto vulgar, socialmente adequado, normalizado, até para a vigilância electrónica. A barragem biométrica tem recursos ilimitados, um mascarado já não é um suspeito, potencial assaltante, um zorro sem capa e espada.

Alguém perguntava, há dias, não me lembro onde: "Será que a máscara veio para ficar e será usada após a pandemia? Será que, no futuro próximo, teremos aprendido a usar máscara para sair de casa, ao menor sintoma de gripe?" . Quem fazia a pergunta lembrava que o uso da máscara já era prática corrente antes da pandemia em muitas grandes cidades do oriente.

E o imunologista Anthony Fauci, conselheiro do presidente Biden, acaba de admitir que os norte-americanos podem ter de continuar a usar a máscara até 2022. Talvez seja avisado que Lesley Pilgrim não se desfaça, até mais ver, da bizarra carta de condução que lhe foi passada pelos serviços competentes.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de