Sinais

Os "Sinais" nas manhãs da TSF, com a sua marca de água de sempre: anotação pessoalíssima do andar dos dias, dos seus paradoxos, das suas mais perturbadoras singularidades. Todas as manhãs, num minuto, Fernando Alves continua um combate corpo a corpo com as imagens, as palavras, as ideias, os rumores que dão vento à actualidade.
De segunda a sexta, às 08h55 e 14h10

Rosa, minha vizinha Rosa

O caso, tal como o li, revelado no jornal La Vanguardia, conta-se em meia dúzia de palavras.

Rosa trabalhou, durante vinte anos, na limpeza de um bloco de apartamentos em Nova Iorque. Os apertos provocados pela pandemia ditaram o seu despedimento. Na verdade, a pandemia fez uma limpeza na vida de Rosa: levou-lhe o emprego e levou-lhe a casa. Vinte anos limpando casa alheia, Rosa iniciou o seu poema sujo, indo viver para casa da irmã.

Os moradores do bloco de apartamentos que ela limpou durante 20 anos, quiseram ser seus vizinhos na desdita. Terão conversado, a notícia não conta, e condoídos da tristeza de Rosa, avizinharam dela um gesto que não se ficou pelo lamento. Não se ficaram pela manifestação de pena, agiram.

Está tudo numa qualquer rede que os vizinhos, os condóminos, quiseram social.

Andava ela pelo átrio, a cabeça baixa cheia de lágrimas, limpando até breve, até talvez nunca mais, e eles pediram-lhe que fosse limpar um apartamento vazio. Nas imagens, eles seguem-na, mostrando para os iphones, Rosa cumprindo essa talvez última tarefa, o balde na mão, a máscara verde com que se defende do inimigo que lhe tirou já o pão, não lhe tire a vida. E quando ela deu a tarefa por cumprida lhe disseram que aquela casa, tão ampla, com uma cozinha equipada e um terraço magnífico, eram dela. Tinham-se quotizado para lhe pagar a renda nos próximos dois anos.

Vivemos em apartamentos que deixam escapar conversas de vizinhos que raramente são connosco.

De quantos vizinhos sabes o nome?

Faz o que quiseres com esta história. É a história de Rosa, minha vizinha, nossa vizinha Rosa.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de