Sinais

Os "Sinais" nas manhãs da TSF, com a sua marca de água de sempre: anotação pessoalíssima do andar dos dias, dos seus paradoxos, das suas mais perturbadoras singularidades. Todas as manhãs, num minuto, Fernando Alves continua um combate corpo a corpo com as imagens, as palavras, as ideias, os rumores que dão vento à actualidade.
De segunda a sexta, às 08h55 e 14h10

Um pequeno deus jogando à macaca

Cortázar preferia o boxe ao futebol. Quando "Rayuela" chegou às livrarias, Diego tinha três anos, ainda não jogava, sequer, à macaca.

Há algum, pouco, futebol em "Rayuela". Se este jogo do mundo tivesse organizado as suas tabelas de orientação uns anos volvidos, talvez nele irrompessem os movimentos do menino de ouro. El Pibe movimentava-se no relvado como um pequeno deus brincando à macaca com uma esquadria invisível, subvertendo as regras. Pintando a manta.

Borges chegou a vestir a camisola oito do Newell's, um clube fundado por um inglês em Rosário. Deslizemos pelo tempo, como ele propunha, mesmo se ele acreditava que o tempo mais não é do que uma convenção. Borges perdeu-se no nevoeiro e já não pôde maravilhar-se com aquele que recriou, sobre a relva, o labirinto. Muito se recorda, nesta hora, os grandes clubes com cuja camisola dez Maradona desafiou os deuses, o Boca Juniors, o Barcelona, o Nápoles, o Sevilha. Era a camisola com que ele sonhou, a mesma camisola dez de Pelé, que ele quis conhecer quando tinha 18 anos e era já a estrela maior do futebol argentino. Na partícula de futuro que, ensina Borges, o presente sempre contém, Maradona chegou a envergar a camisola do clube que Borges estimava, à sua maneira, ele que depreciava o futebol, associando à estupidez a enorme popularidade que o chamado desporto-rei granjeia no mundo. É conhecida a polémica surgida entre Borges e Ernesto Sábato (que, aliás, escreveu uma pungente carta a Maradona), sobre a importância da realização de um campeonato do mundo na Argentina. Ao contrário de Sábato, Borges acreditava que tal evento seria "uma calamidade" e que para pouco mais serviria do que para provocar um aumento dos preços. Borges não acautelou a ração de felicidade que o eterno pibe traria, em apenas sete jogos, já na fase de declínio, ao clube da sua condescendência antes do nevoeiro, esse clube de Rosário a quem os adeptos chamam La Lepra. Quando regressou ao seu país, já no ocaso de uma carreira incomparável, ele fez sete jogos pelo Newell's, um deles contra o Boca Juniors, treinado pelo mesmo Cesar Menotti que fizera dele a mais jovem estrela da selecção argentina.

O modo como a memória dele foi ontem celebrada nesse clube por onde passou sem o fulgor de outrora, faz do estádio de La Lepra o lugar onde os deuses esconderam o aleph do futebol. Ali, ele será sempre el pibe de ouro jogando a rayuela, sem precisar de tabelas de orientação.

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de