Sinais

Os "Sinais" nas manhãs da TSF, com a sua marca de água de sempre: anotação pessoalíssima do andar dos dias, dos seus paradoxos, das suas mais perturbadoras singularidades. Todas as manhãs, num minuto, Fernando Alves continua um combate corpo a corpo com as imagens, as palavras, as ideias, os rumores que dão vento à actualidade.
De segunda a sexta, às 08h55 e 14h10

Zonas de coexistência

Macarena Olona, uma deputada do Vox (o partido da extrema-direita parlamentar em Espanha) forçou, ontem, a sua própria expulsão do Congresso, depois de ter ocupado, com outros correligionários, indevidamente, os lugares atribuídos ao Ciudadanos. Olona pretendia impor, numa reunião da Comissão Permanente, uma declaração sobre a Catalunha. Mas tal foi-lhe vedado, de acordo com a ordem de trabalhos definida.

O que aconteceu, entretanto, é da ordem da tragicomédia: vendo-se desapossados dos seus lugares, os representantes do Ciudadanos ocuparam a área reservada aos ministros. A presidente das Cortes pediu respeito, lembrou que ali decorria uma sessão do Congresso e não um espectáculo de circo. E à terceira intervenção intempestiva de Macarena, ordenou a sua expulsão da sala, interpretando as regras estabelecidas. Coube a Paloma Santamaria, a decana dos deputados, retirar da sala Macarena Olona, a representante do Vox. Paloma garantiu que, nos 36 anos que leva como deputada, nunca vira nada assim. Os jornais contam que os deputados do Vox se encaminharam para o elevador por entre risos. O que é estranho, se nos lembrarmos de um estudo recente de uma agência de marketing digital. Esse estudo, feito a partir das imagens que os partidos espanhóis colocam nas suas páginas na internet, concluiu que os dirigentes do Vox são os menos dados ao sorriso.

A algazarra sisuda de ontem não suscita o refrão de uma famosa canção de Los Del Rio, "dá ao teu corpo alegria, Macarena", mesmo se uma cena destas, só à lambada. Preservemos, contudo, o bom gosto: a canção foi considerada, em tempos, pela revista Rolling Stone, a segunda mais irritante da história da música.

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de

Outros Artigos Recomendados