Terra Viva 2019

A TSF vai ao encontro dos projetos LEADER que respondem aos desafios dos territórios rurais, através de boas práticas agrícolas, de transformação e de promoção de produtos de qualidade, de valorização dos recursos e do património, contribuindo para a competitividade e a coesão territorial. Para ouvir de segunda a sexta, de manhã e à tarde. Projeto cofinanciado pela União Europeia, ao abrigo do Fundo Europeu Agrícola para o Desenvolvimento Rural - A Europa investe nas zonas rurais

Criar galinhas portuguesas de raças ameaçadas

Elisabete Serra tem um hobby: a produção familiar de galinhas de raças autóctones - galinhas portuguesas de raças ameaçadas.

Os terrenos vazios no concelho de Coimbra eram como uma tela em branco, e criar galinhas não pareceu à família muito arriscado, uma vez que são "animais de fácil trato", conta a produtora.

Tudo começou com meia dúzia de galinhas, mas depressa o projeto se tornou "mais robusto e ambicioso".

Quatro raças de galinhas ocupam quatro espaços separados nos terrenos de Elisabete Serra: Pedrês Portuguesa, Preta Lusitânica, Amarela e Branca, mais rara e difícil de encontrar.

Uma galinha de raça autóctone de criação biológica demora oito meses a crescer e pode ter vários destinos, do autoconsumo à venda com objetivo ornamental. São boas a pôr ovos, mas também "ótimas num arroz de cabidela".

A TSF vai ao encontro dos projetos LEADER que respondem aos desafios dos territórios rurais, através de boas práticas agrícolas, de transformação e de promoção de produtos de qualidade, de valorização dos recursos e do património, contribuindo para a competitividade e a coesão territorial.

Terra Viva: de 2.ª a 6.ª feira, de manhã e à tarde, na TSF

Projeto cofinanciado pela União Europeia, ao abrigo do Fundo Europeu Agrícola para o Desenvolvimento Rural - A Europa investe nas zonas rurais

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de