Terra Viva 2019

A TSF vai ao encontro dos projetos LEADER que respondem aos desafios dos territórios rurais, através de boas práticas agrícolas, de transformação e de promoção de produtos de qualidade, de valorização dos recursos e do património, contribuindo para a competitividade e a coesão territorial. Para ouvir de segunda a sexta, de manhã e à tarde. Projeto cofinanciado pela União Europeia, ao abrigo do Fundo Europeu Agrícola para o Desenvolvimento Rural - A Europa investe nas zonas rurais

Deifil Technology: árvores de fruto nascidas em laboratório

A Deifil Technology produz cerca de um milhão de plantas por ano com recurso a um método pioneiro em Portugal.

As árvores de fruto desta empresa nascem em laboratório e crescem em áreas de climatização em estufas, onde se adaptam às condições ambientais. Só depois são vendidas aos clientes, sobretudo viveiros.

O método desenvolvido na Póvoa do Lanhoso foi bem aceite, conta Andreia Afonso, uma das mentoras do projeto. A técnica é usada quando as plantas têm dificuldade em germinar ou enraizar.

Esta "é uma alternativa para plantas difíceis de reproduzir", diz, mas também garante a qualidade genética e fitossanitária. Como são desenvolvidas em laboratório, todas as plantas são "clones exatamente iguais" e estão isentas de doenças ou pragas.

Além disso, bastam pequenos tecidos para criar uma nova planta, o que quer dizer que não é preciso danificar nem matar a planta 'mãe'.

A produção arrancou em 2010 e desde aí já foram produzidas mais de 50 variedades de árvores de fruto.

Graças à candidatura com o apoio da Sol do Ave - Associação para o Desenvolvimento Integrado do Vale do Ave com, a área de climatização da Deifil Technology aumentou de 250 para 1600 metros quadrados.

A TSF vai ao encontro dos projetos LEADER que respondem aos desafios dos territórios rurais, através de boas práticas agrícolas, de transformação e de promoção de produtos de qualidade, de valorização dos recursos e do património, contribuindo para a competitividade e a coesão territorial.

Terra Viva: de 2.ª a 6.ª feira, de manhã e à tarde, na TSF

Projeto cofinanciado pela União Europeia, ao abrigo do Fundo Europeu Agrícola para o Desenvolvimento Rural - A Europa investe nas zonas rurais

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de