Terra Viva 2019

A TSF vai ao encontro dos projetos LEADER que respondem aos desafios dos territórios rurais, através de boas práticas agrícolas, de transformação e de promoção de produtos de qualidade, de valorização dos recursos e do património, contribuindo para a competitividade e a coesão territorial. Para ouvir de segunda a sexta, de manhã e à tarde. Projeto cofinanciado pela União Europeia, ao abrigo do Fundo Europeu Agrícola para o Desenvolvimento Rural - A Europa investe nas zonas rurais

Dólmen de Antelas: uma jóia da arte megalítica que precisa de ser salva

O dólmen de Antelas, em Oliveira de Frades, está em risco.

Este monumento tumular é considerado uma joia da arte megalítica em Portugal, mas as suas pinturas com mais de cinco mil anos ameaçam perder-se para sempre.

Filipe Soares, técnico da câmara de Oliveira de Frades, explica que é preciso agir em breve para evitar a degradação das pinturas megalíticas. A autarquia apresentou por isso uma candidatura à ADDLAP - Associação de Desenvolvimento Dão, Lafões e Alto Paiva.

Infiltrações, a propagação de vegetação e raízes e a falta de circulação de ar são os principais problemas do monumento nacional classificado em 1990.

O objetivo é "retirar as telas impermeabilizantes que foram colocadas há 20 anos e que neste momento estão destruídas", introduzir um dreno para evitar a acumulação de água e instalar luzes LED para melhorar as condições da visita ao dólmen, atualmente feita com recurso a lanternas.

A intervenção está prevista para breve. O monumento passará depois a integrar a rota megalítica que vai ser criada pela Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões.

A TSF vai ao encontro dos projetos LEADER que respondem aos desafios dos territórios rurais, através de boas práticas agrícolas, de transformação e de promoção de produtos de qualidade, de valorização dos recursos e do património, contribuindo para a competitividade e a coesão territorial.

Terra Viva: de 2.ª a 6.ª feira, de manhã e à tarde, na TSF

Projeto cofinanciado pela União Europeia, ao abrigo do Fundo Europeu Agrícola para o Desenvolvimento Rural - A Europa investe nas zonas rurais

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de