Terra Viva 2019

A TSF vai ao encontro dos projetos LEADER que respondem aos desafios dos territórios rurais, através de boas práticas agrícolas, de transformação e de promoção de produtos de qualidade, de valorização dos recursos e do património, contribuindo para a competitividade e a coesão territorial. Para ouvir de segunda a sexta, de manhã e à tarde. Projeto cofinanciado pela União Europeia, ao abrigo do Fundo Europeu Agrícola para o Desenvolvimento Rural - A Europa investe nas zonas rurais

Dos kiwis sem pelo às cerejas criadas pela Universidade de Bolonha

Eduardo Ribeiro formou-se em engenharia mecânica e estava a trabalhar fora do país quando em 2003 decidiu regressar às origens.

"Tinha duas hipóteses: ou ia para o mercado de trabalho português ou fazia um projeto próprio ligado à agricultura, que sempre foi, desde as minhas raízes, aquilo que gostaria de fazer."

O engenheiro apostou no setor frutícola e começo a produzir kiwi arguta, uma variedade sem pelo, com garantia de escoamento de toda a produção para uma empresa francesa.

A cereja é o novo passo, até porque na aldeia de Eduardo Ribeiro - Macinhata da Seixa, em Oliveira de Azeméis, há, "inexplicavelmente, muitas cerejeiras plantadas".

"Aquilo que não seria muito indicado pelas condições do clima, a verdade é que havia condições específicas para produzir cerejeiras, uma vez que elas estavam instaladas em muitos sítios.

Eduardo Ribeiro descobriu em Barcelona uma nova variedade, desenvolvida pala Universidade de Bolonha e patenteada por uma empresa espanhola. É esse novo fruto que em 2021 espera colher e exportar.

Nos dois hectares de terreno onde este ano plantou cerejeiras com apoio da ADRITEM - Associação de Desenvolvimento Regional Integrado das Terras de Santa Maria, Eduardo "há muitíssimos sensores instalados" - uma mãozinha da tecnologia.

A TSF vai ao encontro dos projetos LEADER que respondem aos desafios dos territórios rurais, através de boas práticas agrícolas, de transformação e de promoção de produtos de qualidade, de valorização dos recursos e do património, contribuindo para a competitividade e a coesão territorial.

Terra Viva: de 2.ª a 6.ª feira, de manhã e à tarde, na TSF

Projeto cofinanciado pela União Europeia, ao abrigo do Fundo Europeu Agrícola para o Desenvolvimento Rural - A Europa investe nas zonas rurais

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de