Terra Viva 2019

A TSF vai ao encontro dos projetos LEADER que respondem aos desafios dos territórios rurais, através de boas práticas agrícolas, de transformação e de promoção de produtos de qualidade, de valorização dos recursos e do património, contribuindo para a competitividade e a coesão territorial. Para ouvir de segunda a sexta, de manhã e à tarde. Projeto cofinanciado pela União Europeia, ao abrigo do Fundo Europeu Agrícola para o Desenvolvimento Rural - A Europa investe nas zonas rurais

Feito no Zambujal: porco alentejano "ao natural"

Rui Jerónimo e o irmão decidiram há sete anos dar uma volta à vida profissional e dedicar-se à agropecuária.

Por razões familiares, nunca cortaram as raízes que os ligavam à terra de origem, o Zambujal, no concelho de Alcoutim, e foi lá que criaram a "Feito no Zambujal".

A empresa dedica-se à criação de porco alentejano desde o nascimento dos leitões à engorda e, por fim, à transformação de carne, enchidos e presunto, que são depois vendidos a restaurantes de Lisboa e litoral.

Nos campos da "Feito no Zambujal" há 200 animais, criados de uma "forma 10% natural", destaca Rui Jerónimo. "Os animais andam à solta, com espaço, e são alimentados somente a cereais, restos de horta e alimentos naturais."

Para investir em melhoramentos na exploração agrícola, os irmãos recorreram ao apoio da Associação Terras do Baixo Guadiana. Rui Jerónimo espera que o projeto traga mais vida à terra que agora não mais de 15 habitantes.

A TSF vai ao encontro dos projetos LEADER que respondem aos desafios dos territórios rurais, através de boas práticas agrícolas, de transformação e de promoção de produtos de qualidade, de valorização dos recursos e do património, contribuindo para a competitividade e a coesão territorial.

Terra Viva: de 2.ª a 6.ª feira, de manhã e à tarde, na TSF

Projeto cofinanciado pela União Europeia, ao abrigo do Fundo Europeu Agrícola para o Desenvolvimento Rural - A Europa investe nas zonas rurais

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de