Terra Viva 2019

A TSF vai ao encontro dos projetos LEADER que respondem aos desafios dos territórios rurais, através de boas práticas agrícolas, de transformação e de promoção de produtos de qualidade, de valorização dos recursos e do património, contribuindo para a competitividade e a coesão territorial. Para ouvir de segunda a sexta, de manhã e à tarde. Projeto cofinanciado pela União Europeia, ao abrigo do Fundo Europeu Agrícola para o Desenvolvimento Rural - A Europa investe nas zonas rurais

Fruta Oeste: um método de produção mais seguro e sustentável

A Fruta Oeste quer dar a conhecer o seu método de produção de fruta sem adubos nem pesticidas.

Esta cooperativa do concelho de Mafra reúne 170 produtores de pera rocha, maçã e limão e recorre a um modo de produção integrado. É um método seguro e sustentável, mas ainda desconhecido dos consumidores.

"Nunca se comeu produtos frescos tão seguros quanto hoje, mas as pessoas nunca se sentiram tão inseguras", afirma o administrador Domingues dos Santos.

É preciso educar o consumidor, e para isso a Fruuta Oeste candidatou-se a um projeto com apoio da A2S - Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Região Saloia.

Para evitar o uso de adubos, os produtores da Fruta Oeste fazem, com apoio de engenheiros agrónomos, analises anuais ao solo, à água, às folhas e até à seiva para descobrir de que precisam as plantas.

Também não são usados pesticidas. O combate a pragas de insetos faz-se através do método de confusão sexual.

"Temos arames impregnados de feromonas de fêmeas. Os machos ficam de tal maneira baralhados que não conseguem encontrar as fêmeas." Sem fecundação não há reprodução e evitam-se pregas.

A TSF vai ao encontro dos projetos LEADER que respondem aos desafios dos territórios rurais, através de boas práticas agrícolas, de transformação e de promoção de produtos de qualidade, de valorização dos recursos e do património, contribuindo para a competitividade e a coesão territorial.

Terra Viva: de 2.ª a 6.ª feira, de manhã e à tarde, na TSF

Projeto cofinanciado pela União Europeia, ao abrigo do Fundo Europeu Agrícola para o Desenvolvimento Rural - A Europa investe nas zonas rurais

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de