Terra Viva 2019

A TSF vai ao encontro dos projetos LEADER que respondem aos desafios dos territórios rurais, através de boas práticas agrícolas, de transformação e de promoção de produtos de qualidade, de valorização dos recursos e do património, contribuindo para a competitividade e a coesão territorial. Para ouvir de segunda a sexta, de manhã e à tarde. Projeto cofinanciado pela União Europeia, ao abrigo do Fundo Europeu Agrícola para o Desenvolvimento Rural - A Europa investe nas zonas rurais

Grutas de Lapas: labirintos subterrâneos por descobrir

As grutas de Lapas, em Torres Novas, estão abertas há cerca de 80 anos, mas ainda não são muito conhecidas do público.

Estas galerias labirínticas junto ao rio Almonda, por baixo de várias casas na aldeia de Lapas, foram, na verdade, construídas pelo homem: os antigos romanos usavam-nas para extrair calcário:

Nos últimos anos, a câmara municipal de Torres Novas decidiu valorizar o espaço. Foram feitas obras para melhorar os acessos e a iluminação e criados conteúdos interativos e didáticos.

Joaquim Cabral, vereador do património natural e turismo, está satisfeito com o trabalho que foi feito com o apoio da Adirn - Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte. E a população local também, conta.

O turismo aumentou, mas o trabalho ainda não acabou: os técnicos do município continuam a estudar as origens e lendas associadas a estas grutas.

A TSF vai ao encontro dos projetos LEADER que respondem aos desafios dos territórios rurais, através de boas práticas agrícolas, de transformação e de promoção de produtos de qualidade, de valorização dos recursos e do património, contribuindo para a competitividade e a coesão territorial.

Terra Viva: de 2.ª a 6.ª feira, de manhã e à tarde, na TSF

Projeto cofinanciado pela União Europeia, ao abrigo do Fundo Europeu Agrícola para o Desenvolvimento Rural - A Europa investe nas zonas rurais

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de