Terra Viva 2019

A TSF vai ao encontro dos projetos LEADER que respondem aos desafios dos territórios rurais, através de boas práticas agrícolas, de transformação e de promoção de produtos de qualidade, de valorização dos recursos e do património, contribuindo para a competitividade e a coesão territorial. Para ouvir de segunda a sexta, de manhã e à tarde. Projeto cofinanciado pela União Europeia, ao abrigo do Fundo Europeu Agrícola para o Desenvolvimento Rural - A Europa investe nas zonas rurais

Honrado Vineyards: a adega que tinha um tesouro enterrado

António Honrado já vendia vinho de talha no seu restaurante, mas quando o filho se juntou ao negócio decidiu expandir-se.

Assim nasceu a Honrado Vineyards, um projeto familiar dedicado à produção de vinho de talha certificado.

O crescimento nos últimos três anos foi tão acentuado que foi preciso procurar um novo local em Vila de Frades, Vidigueira, para fazer vinho.

Os empresários contaram com a ajuda da Associação Terra Dentro para construir uma nova adega num armazém, onde acabaram por ter uma surpresa.

"Por baixo de camadas de cimento e tijolo estava um edifício ancestral, centenário, que depois de restaurado se revelou ser um tesouro enterrado", conta Rúben Honrado.

A construção de inspiração Romana remonta ao século XIII. Os empresários decidiram chamar-lhe Cella Vinaria Antiqua, latim para "cela de vinhos antiga".

A adega transformou-se também num museu que agora pode ser visitado. "Adicionamos uma componente de enoturismo no qual fazemos visitas guiadas, provas de vinho de talha e wokshops", diz Rúben Honrado.

A produção do vinho não ficou esquecida. A Honrado Vineyards produziu 15 mil garrafas no ano passado e tenciona começar a exportar para o Brasil e Estados Unidos.

A TSF vai ao encontro dos projetos LEADER que respondem aos desafios dos territórios rurais, através de boas práticas agrícolas, de transformação e de promoção de produtos de qualidade, de valorização dos recursos e do património, contribuindo para a competitividade e a coesão territorial.

Terra Viva: de 2.ª a 6.ª feira, de manhã e à tarde, na TSF

Projeto cofinanciado pela União Europeia, ao abrigo do Fundo Europeu Agrícola para o Desenvolvimento Rural - A Europa investe nas zonas rurais

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de