Terra Viva 2019

A TSF vai ao encontro dos projetos LEADER que respondem aos desafios dos territórios rurais, através de boas práticas agrícolas, de transformação e de promoção de produtos de qualidade, de valorização dos recursos e do património, contribuindo para a competitividade e a coesão territorial. Para ouvir de segunda a sexta, de manhã e à tarde. Projeto cofinanciado pela União Europeia, ao abrigo do Fundo Europeu Agrícola para o Desenvolvimento Rural - A Europa investe nas zonas rurais

ACV: vinhos de talha, tal como os romanos faziam

Alexandre Frade foi buscar à infância memórias do pai a vender vinho de talha numa taberna em Beja e decidiu seguir o exemplo.

Este empresário alentejano começou a produzir vinho de talha - em potes de barro - tal como os antigos romanos faziam. É um processo moroso, mas "recuperar uma coisa histórica" tornou-se a filosofia da ACV.

A vinha e a adega da ACV localizam-se em Vila de Frades, mas Alexandre Frade quer agora criar um novo espaço, e para isso candidatou-se a um projeto através da Terras Dentro - Associação para o Desenvolvimento Integrado.

O objetivo é expor talhas e fazer degustação de vinhos num espaço "interessante" de uma rua histórica de Beja.

Aos 59 anos, o empresário tirou um curso superior de enologia e conta com o apoio de especialistas para garantir a autenticidade do projeto.

Este método de produção milenar do vinho de talha é candidato a Património Cultural Imaterial da Unesco.

A TSF vai ao encontro dos projetos LEADER que respondem aos desafios dos territórios rurais, através de boas práticas agrícolas, de transformação e de promoção de produtos de qualidade, de valorização dos recursos e do património, contribuindo para a competitividade e a coesão territorial.

Terra Viva: de 2.ª a 6.ª feira, de manhã e à tarde, na TSF

Projeto cofinanciado pela União Europeia, ao abrigo do Fundo Europeu Agrícola para o Desenvolvimento Rural - A Europa investe nas zonas rurais

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de