Terra Viva 2019

A TSF vai ao encontro dos projetos LEADER que respondem aos desafios dos territórios rurais, através de boas práticas agrícolas, de transformação e de promoção de produtos de qualidade, de valorização dos recursos e do património, contribuindo para a competitividade e a coesão territorial. Para ouvir de segunda a sexta, de manhã e à tarde. Projeto cofinanciado pela União Europeia, ao abrigo do Fundo Europeu Agrícola para o Desenvolvimento Rural - A Europa investe nas zonas rurais

Quinta Casal de Bordeiro: pequenos grandes frutos

A Quinta Casal de Bordeiro dedica-se à produção biológica de pequenos frutos: mirtilos, framboesas e bagas góji.

Ricardo Ventura conta que tudo começou com um projeto agrícola, mas o espaço em Góis, Coimbra, abrange agora outras áreas de atuação, como a floresta, a indústria e o turismo.

Em breve nascerá aqui uma unidade de agroturismo com sete quartos.

Parte da produção dos frutos vai para o mercado nacional e a exportação é uma realidade, mas crescer não tem sido fácil. Para obter capital para todos os projetos foi preciso recorrer a fundos comunitários.

Apesar de apreciar a qualidade de vida do interior do país, Ricardo Ventura lamenta a dificuldade de viver e ser empresário em pequenas localidades.

"Devia haver benefícios fiscais ou uma discriminação positiva para atrair mais pessoas para estes territórios de baixa densidade", defende.

A TSF vai ao encontro dos projetos LEADER que respondem aos desafios dos territórios rurais, através de boas práticas agrícolas, de transformação e de promoção de produtos de qualidade, de valorização dos recursos e do património, contribuindo para a competitividade e a coesão territorial.

Terra Viva: de 2.ª a 6.ª feira, de manhã e à tarde, na TSF

Projeto cofinanciado pela União Europeia, ao abrigo do Fundo Europeu Agrícola para o Desenvolvimento Rural - A Europa investe nas zonas rurais

Continuar a ler

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de