Terra Viva 2019

A TSF vai ao encontro dos projetos LEADER que respondem aos desafios dos territórios rurais, através de boas práticas agrícolas, de transformação e de promoção de produtos de qualidade, de valorização dos recursos e do património, contribuindo para a competitividade e a coesão territorial. Para ouvir de segunda a sexta, de manhã e à tarde. Projeto cofinanciado pela União Europeia, ao abrigo do Fundo Europeu Agrícola para o Desenvolvimento Rural - A Europa investe nas zonas rurais

Quinta de Agrelo: nove netos e uma vinha

A Quinta de Agrelo, no concelho de Barcelos, pertence à família Rosas há mais de 300 anos.

Quando, há dez anos, plantaram a vinha, a ligação familiar não foi esquecida. Assim nasceu a marca "Vinha dos 9", uma homenagem aos nove netos da família.

Em cada ano é dado um sobrenome no rótulo correspondente ao nome de cada neto, por ordem etária decrescente: Gustavo, Catarina, Laura, Manuel, Francisca, Elói, Ana, António e Constança.

António Rosas, um dos proprietários e enólogo responsável pela vinha, fugiu do tradicional e apostou num cruzamento de castas pouco habituais para a região do Minho, como Alvarinho, Chardonnay e Gewürztraminer, nos brancos e Syrah, Touriga Nacional e Pinot Noir nos tintos.

Para remodelar e reativar a pequena adega própria, datada de 1935 e desativada aquando a fundação da adega cooperativa de Barcelos, a família recorreu ao apoio da ATAHCA, Associação de Desenvolvimento das Terras, Altas do Homem, Cávado e Ave.

A TSF vai ao encontro dos projetos LEADER que respondem aos desafios dos territórios rurais, através de boas práticas agrícolas, de transformação e de promoção de produtos de qualidade, de valorização dos recursos e do património, contribuindo para a competitividade e a coesão territorial.

Terra Viva: de 2.ª a 6.ª feira, de manhã e à tarde, na TSF

Projeto cofinanciado pela União Europeia, ao abrigo do Fundo Europeu Agrícola para o Desenvolvimento Rural - A Europa investe nas zonas rurais

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de