Terra Viva 2019

A TSF vai ao encontro dos projetos LEADER que respondem aos desafios dos territórios rurais, através de boas práticas agrícolas, de transformação e de promoção de produtos de qualidade, de valorização dos recursos e do património, contribuindo para a competitividade e a coesão territorial. Para ouvir de segunda a sexta, de manhã e à tarde. Projeto cofinanciado pela União Europeia, ao abrigo do Fundo Europeu Agrícola para o Desenvolvimento Rural - A Europa investe nas zonas rurais

Suberpinus: tudo o que a floresta oferece

A floresta tem um potencial que não está a ser devidamente explorado, considera a Suberpinus, Serviços Agroflorestais.

Na serra do Caldeirão, esta empresa especializada em serviços de silvicultura quer investir numa fonte de rendimento proveniente da gestão florestal que diz estar subaproveitada: o medronheiro.

Nas décadas 80 e 90, na zona de São Barnabé, eram produzidos mais de 100 mil litros de aguardente de medronho, mas com o êxodo rural a pática caiu no abandono, conta Luís Domingos.

Para pôr em pática a ideia de abrir uma destilaria no concelho de Almodóvar, a Suberpinus candidatou-se a apoio comunitário através da ESDIME - Agência para o Desenvolvimento Local no Alentejo Sudoeste.

"O alambique que temos produz pelo método artesanal, mas conseguimos controlar o processo, como a temperatura, quantidade e álcool", explica Luís Domingos.

O empresário acredita que no primeiro ano consiga produzir 10 mil litros de aguardente de medronho e criar pelo menos um posto de trabalho permanente, além de vários indiretos.

O processo está em fase de licenciamento, mas a Suberpinus já começou a fazer experiências para destilar o fruto.

A TSF vai ao encontro dos projetos LEADER que respondem aos desafios dos territórios rurais, através de boas práticas agrícolas, de transformação e de promoção de produtos de qualidade, de valorização dos recursos e do património, contribuindo para a competitividade e a coesão territorial.

Terra Viva: de 2.ª a 6.ª feira, de manhã e à tarde, na TSF

Projeto cofinanciado pela União Europeia, ao abrigo do Fundo Europeu Agrícola para o Desenvolvimento Rural - A Europa investe nas zonas rurais

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de