- Comentar
Luís Carrasqueira estudou Psicologia no Porto, mas volvidos 15 anos decidiu voltar à terra natal para se dedicar ao campo.
"Cresci na agricultura", conta, entre pais e avós cujo trabalho acompanhava nos tempos livres. "Sempre foi ideia minha um dia mais tarde regressar à minha freguesia e dar o meu contributo à região."
Entre terrenos da família e terrenos baldios que comprou, Luís Carrasqueira é agora proprietário de uma exploração agrícola com 25 hectares em Felgar, Torre de Moncorvo.
Dedica-se à produção de azeitona e amêndoa em sequeiro e em regadio, e com apoio da Associação de Desenvolvimento Douro Superior investiu num sistema de rega gota a gota para as amendoeiras.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
A água é aproveitada de um ribeiro que passa perto e com ajuda de painéis solares uma bomba puxa-a para um reservatório. A gravidade faz o resto.
"As árvores têm um vigor diferente", garante, e a produção aumentou.
O trabalho, fá-lo com satisfação. "Sou um amante de agricultura, gosto de trabalhar na agricultura, em empatia com a natureza."
Conheça o projeto de Luís Carrasqueira
A TSF vai ao encontro dos projetos LEADER que respondem aos desafios dos territórios rurais, através de boas práticas agrícolas, de transformação e de promoção de produtos de qualidade, de valorização dos recursos e do património, contribuindo para a competitividade e a coesão territorial.
Terra Viva: de 2.ª a 6.ª feira, de manhã e à tarde, na TSF
Projeto cofinanciado pela União Europeia, ao abrigo do Fundo Europeu Agrícola para o Desenvolvimento Rural - A Europa investe nas zonas rurais