Terra Viva 2019

A TSF vai ao encontro dos projetos LEADER que respondem aos desafios dos territórios rurais, através de boas práticas agrícolas, de transformação e de promoção de produtos de qualidade, de valorização dos recursos e do património, contribuindo para a competitividade e a coesão territorial. Para ouvir de segunda a sexta, de manhã e à tarde. Projeto cofinanciado pela União Europeia, ao abrigo do Fundo Europeu Agrícola para o Desenvolvimento Rural - A Europa investe nas zonas rurais

O desafio de plantar sabugueiros no Alentejo

Rosa Gomes e o marido mudaram-se do Porto para o Alentejo em busca de uma vida mais calma.

Ela médica reformada, ele desempregado, instalaram-se numa quinta em Castelo de Vide e tentaram investir na agricultura, sem grande sucesso nas primeiras tentativas.

Num terreno com nove hectares plantaram sobreiros e fizeram uma horta biológica, tentaram plantar mirtilos, maçãs, cerejas e romãs. Mas o maior investimento acabou por ser em sete mil sabugueiros.

Esta planta dá-se bem no norte do país, onde "nem precisa de rega", pelo que o casal imaginou que no Alentejo também iria prosperar.

Afinal, devido à baixa humidade e pouca inclinação dos solos "a experiência foi inicialmente negativa". Todas as estacas plantadas precisaram de ser regadas, caso contrário teriam morrido.

O problema é que em Castelo de Vide "a falta de água é gritante". E as alterações climáticas agravaram o problema: "As linhas de água que corriam no inverno neste momento estão secas", conta Rosa Gomes.

A solução foi fazer um furo e instalar um sistema de rega com o apoio da ADER-AL, Associação para o Desenvolvimento do Espaço Rural do Norte do Alentejo.

Se tudo correr bem, a baga, flor e folha dos sabugueiros serão matéria-prima de compotas, sumos e licores. Se não, o casal já tem planos para um livro: "como não plantar sabugueiros".

A TSF vai ao encontro dos projetos LEADER que respondem aos desafios dos territórios rurais, através de boas práticas agrícolas, de transformação e de promoção de produtos de qualidade, de valorização dos recursos e do património, contribuindo para a competitividade e a coesão territorial.

Terra Viva: de 2.ª a 6.ª feira, de manhã e à tarde, na TSF

Projeto cofinanciado pela União Europeia, ao abrigo do Fundo Europeu Agrícola para o Desenvolvimento Rural - A Europa investe nas zonas rurais

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de