Terra Viva 2019

A TSF vai ao encontro dos projetos LEADER que respondem aos desafios dos territórios rurais, através de boas práticas agrícolas, de transformação e de promoção de produtos de qualidade, de valorização dos recursos e do património, contribuindo para a competitividade e a coesão territorial. Para ouvir de segunda a sexta, de manhã e à tarde. Projeto cofinanciado pela União Europeia, ao abrigo do Fundo Europeu Agrícola para o Desenvolvimento Rural - A Europa investe nas zonas rurais

Quinta da Cortiça: o centro do mundo no interior de Portugal

Ao longo de toda a sua história, a Quinta da Cortiça tem assistido à passagem de peregrinos.

Esta propriedade em Alvaiázere, distrito de Leiria, localiza-se em pleno caminho de Santiago e desde abril de 2018 está preparada para dar guarida a quem por lá passa.

Com apoio da Associação de Desenvolvimento Terras Sico, as instalações foram reabilitadas e transformadas num albergue destinado aos peregrinos.

Já pernoitaram na Quinta da Cortiça hóspedes de toda a Europa, mas também da Coreia, África do Sul, Canadá ou Brasil, conta o proprietário José Maria Lebre.

"Acabamos por estar no interior do país, mas no centro do mundo, o que nos dá algum gozo", comenta.

O espaço tem também uma loja de vinho, mel e produtos da região, além de uma torre medieval. "Há historiadores que dizem que remonta ao século XI", mas é possível que seja ainda mais antiga, diz José Maria Lebre.

Graças à iniciativa foi possível encurtar em seis quilómetros a distância até que os peregrinos encontrem alojamento durante um dia de viagem.

Durante a época baixa das peregrinações, os proprietários vão avançar com um projeto de agroturismo com experiências para os hóspedes como a apanha da romã ou o maneio de cavalos.

A TSF vai ao encontro dos projetos LEADER que respondem aos desafios dos territórios rurais, através de boas práticas agrícolas, de transformação e de promoção de produtos de qualidade, de valorização dos recursos e do património, contribuindo para a competitividade e a coesão territorial.

Terra Viva: de 2.ª a 6.ª feira, de manhã e à tarde, na TSF

Projeto cofinanciado pela União Europeia, ao abrigo do Fundo Europeu Agrícola para o Desenvolvimento Rural - A Europa investe nas zonas rurais

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de