Terra Viva 2019

A TSF vai ao encontro dos projetos LEADER que respondem aos desafios dos territórios rurais, através de boas práticas agrícolas, de transformação e de promoção de produtos de qualidade, de valorização dos recursos e do património, contribuindo para a competitividade e a coesão territorial. Para ouvir de segunda a sexta, de manhã e à tarde. Projeto cofinanciado pela União Europeia, ao abrigo do Fundo Europeu Agrícola para o Desenvolvimento Rural - A Europa investe nas zonas rurais

Risca Grande: mais do que azeite

O suíço Kurt Bernhard instalou-se no Alentejo e é em Serpa, entre a fronteira espanhola e o rio Guadiana, que produz azeite biológico.

A herdade da Risca Grande consegue fazer cem mil litros por ano, mas a procura chega para produzir o dobro. Motivo que levou o produtor suíço a recorrer ao apoio da Associação Rota do Guadiana.

Depois de uma visita a Itália para conhecer novas máquinas, Kurt Bernhard traçou um plano para aumentar a capacidade, sem quebrar as regras de sustentabilidade.

As oliveiras partilham o terreno com árvores de citrinos e vacas, já que o suíço considera "importante ter uma exploração diversificada", em cumprimento de boas práticas ambientais.

Diversificado é também o azeite produzido na herdade: como o azeite com manjericão ou com limão fresco.

A TSF vai ao encontro dos projetos LEADER que respondem aos desafios dos territórios rurais, através de boas práticas agrícolas, de transformação e de promoção de produtos de qualidade, de valorização dos recursos e do património, contribuindo para a competitividade e a coesão territorial.

Terra Viva: de 2.ª a 6.ª feira, de manhã e à tarde, na TSF

Projeto cofinanciado pela União Europeia, ao abrigo do Fundo Europeu Agrícola para o Desenvolvimento Rural - A Europa investe nas zonas rurais

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de