TSF à Mesa

Portugal fora, as fronteiras entre regiões são traçadas pelas paisagens e pela mesa. Das cidades às serras ou na imensidão das planícies, da melhor tradição portuguesa ao vanguardismo mais ousado. António Catarino sugere um país gastronómico que vale a pena apreciar.

A Casa da Cisterna em Castelo Rodrigo

Vila e sede concelho durante seis séculos, com uma história marcada por atos de coragem e lealdade à coroa, Castelo Rodrigo é hoje uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal.

Lá no alto do morro, recortadas no horizonte, as ruínas do palácio de Cristóvão de Moura foram testemunho desses tempos, hoje campo fértil para imaginarmos tais episódios, quando percorremos as ruelas da povoação medieval,

A Casa da Cisterna, bem localizada e com uma magnífica panorâmica da vizinha serra da Marofa, é boa proposta para retemperadora pausa e saborear - mediante reserva - uma refeição confecionada com produtos regionais, grande parte de produção própria.

O projeto nasceu há 18 nos, fruto da iniciativa de um casal de biólogos, que se dedicou à hotelaria e apostou passo a passo, com sucesso, no alojamento com qualidade.

O conforto e o ambiente tranquilo imperam na sala onde a mesa está posta, com toalha e guardanapos em pano, para uma viagem pela cozinha sentimental das Aldeias Históricas,

Por ali, há receitas que contam histórias graças a um projeto que tem como objetivo recuperar tradições culinárias, reavivando memórias e dando o mote para a desejada continuidade.

Para começo de função, os enchidos de produção própria - alheira, farinheira, morcela agre ou doce - estimularam o palato para saborear uma deliciosa sopa de cornizóis - ou cornos -- com feijão seco.

Em seguida, o polvo, outrora tão habitual nos territórios do interior, onde o octópode era muitas vezes cozinhado seco, foi servido acompanhado com migas ditas do mesmo. Uma ligação deliciosa: o polvo, bem confecionado, bem regado com azeite de produção própria; as migas, plenas de sabor.

Para concluir da melhor forma, tónicos - um biscoito local típico - com queijo de ovelha e laranja macerada em aguardente.

As propostas não se resumem a esta ementa, embora os pratos de carne surjam em maioria, como é compreensível neste território raiano.

Bacalhau lascado à casa ou gratinado; arroz de pato ou de frango do campo no forno; lombo com ervas aromáticas; javali estufado: tarte de bacalhau; borrego ou cabrito assados no forno e entrecosto na brasa com migas de favas são opções.

Para sobremesa, há doces e compotas de fabrico próprio.

Garrafeira com boas referências de produtores da região.

Casa da Cisterna, em Castelo Rodrigo.

Localização: Castelo Rodrigo (Figueira de Castelo Rodrigo)

Contacto: 271 313 515 ; 917 618 122

GPS : 40.87702 N ; -6.96464 W

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de