TSF à Mesa

Portugal fora, as fronteiras entre regiões são traçadas pelas paisagens e pela mesa. Das cidades às serras ou na imensidão das planícies, da melhor tradição portuguesa ao vanguardismo mais ousado. António Catarino sugere um país gastronómico que vale a pena apreciar.

A Taberna nazarena da Adélia

A Nazaré, estendida no sopé do promontório que deu fama a Dom Fuas Roupinho, é vila de gente com o mar nas veias, é terra das mulheres de sete saias e dos pescadores de camisa de flanela e barrete preto.

Um postal tradicional quase submerso pelas ondas gigantes do famoso "canhão", paraíso do mundo do surf. Garrett McNamara abriu o livro, outros recordes vieram depois; a fama tornou-se universal.

O mar faz parte da vida Nazaré e a gastronomia é o espelho dessa ligação afetiva.

Na rua das Traineiras, topónimo fácil de memorizar pela associação ao oceano e à pesca, a Taberna da Adélia, no edifício Estiva, é a expressão da cozinha nazarena. As caldeiradas, cataplanas, ensopados e até o recuperado carapau seco ao sol são confecionadas com muito carinho e primor, exprimindo de modo esplendoroso a frescura da matéria-prima.

A renovada decoração, em que se integram duas garrafeiras climatizadas, manteve o encanto do espaço, onde não faltam mensagens de clientes, imagens da Nazaré de outrora e vários diplomas e outras distinções que comprovam o estatuto alcançado pela casa.

Os mariscos, sempre frescos, são uma das imagens de marca deste restaurante onde a caldeirada é emblemática especialidade.

Manda a tradição da casa que seja confecionada com raia e safio, de acordo com os cânones locais.

Em idêntico patamar de notoriedade, situam-se as cataplanas; peixe galo frito com arroz de tomate e a apreciada massa de robalo.

Na grelha, o peixe, qualquer que seja a espécie - cherne, robalo, corvina, dourada -- é tratado com mestria e sai no ponto ideal. Fresco e saboroso.

A escolha não é fácil, para mais quando uma das opções é o arroz de lavagante, com ingredientes de primeira qualidade e bem confecionado.

Para sobremesa, o leite-creme com maçã de Alcobaça, um produto IGP, isto é, Indicação Geográfica Protegida, é irresistível.

Carta de vinho de muito bom nível. Serviço simpático neste restaurante onde a qualidade gerou fama. Na Taberna com o nome da Adélia. Na Nazaré.

Localização: Nazaré

Contacto: 262 55 2134

GPS: 39.59805 N ; -9.07162 W

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de