TSF à Mesa

Portugal fora, as fronteiras entre regiões são traçadas pelas paisagens e pela mesa. Das cidades às serras ou na imensidão das planícies, da melhor tradição portuguesa ao vanguardismo mais ousado. António Catarino sugere um país gastronómico que vale a pena apreciar.

Blind é sinónimo de apelo aos sentidos

O magnífico palacete da família Campos Navarro, construído em 1861 no apogeu do romantismo, ocupado durante anos pelo Instituto Comercial e mais recentemente, pelo ISCAP, é hoje o luxuoso e requintado Torel Palace Porto.

As obras do meticuloso restauro prolongaram-se por dois anos e restituíram o brilho dos anos dourados à imponente mansão da rua de Entreparedes, onde a literatura portuguesa é hoje rainha. Todos os 24 quartos têm nome de um escritor português.

José Saramago é um deles e o Ensaio Sobre A Cegueira do Nove da literatura inspirou o conceito e a decoração do restaurante Blind: um espaço alinhado com a escuridão, onde as experiências gastronómicas convocam todos os sentidos. E não apenas a visão. Ali, há muito para descobrir e ser surpreendido.

Em vez da lista clássica, há Blind Emotions ao jantar, mediante reserva, com oito ou 10 momentos, escolhidos, de acordo com a sazonalidade dos produtos. O estrelado chef consultor Vítor Matos elaborou lista de 50 pratos e o suspense dura até à chegada à mesa.

Diferente é o Blind Experience: Vítor Matos convida outro chef em ocasiões especiais ou quadras festivas sob o signo da Amizade (L"Amitié).

A sala, com entrada independente do hotel, através do jardim de inverno vertical, funciona para os pequenos almoços do hotel de 5

estrelas e tem a valência de gastrobar, com uma lista extensa e variada e uma carta de vinhos eclética.

Para jantar, sentidos bem despertos: à luz da vela, não de cera, mas de manteiga açoriana de S. Miguel, chegam à mesa quatro tipos de pão, todos de massa mãe: abóbora; alfarroba; mostarda e mel e azeitonas.

A sequência continua, literalmente, com Grande Lata: retirada a tampa, saltou à vista a profusão de cores dos cubos de abacate e de barriga de atum; morangos, flores, guacamole e caviar. Uma exaltante combinação de sabores, marcada pela frescura do atum.

A cavala confitada em escabeche, cheia de sabor marinho, teve a assinatura do chef convidado: o espanhol Fernando Agrasar, também detentor, há vários anos, de uma estrela Michelin.

O Senhor Bulhão Pato apresentou-se bem disfarçado: trouxe berbigão, percebes e lingueirão em vez das históricas amêijoas.

Um tributo ao poeta, marcado pela criatividade e intenso sabor expressos no consumé de peixe com óleo de coentros.

O marujar das ondas ouviu-se em fundo e a neblina, fresca e misteriosa, caiu sobre a escurecida sala: a maresia apelava aos sentidos. Os olhos fixaram-se nas ostras aconchegadas com maçã e lima, que exalavam frescura; no prato, arroz de algas, com ouriço do mar e lingueirão, coberto com pó de azeite e cítricos, levou o palato ao delírio.

Com o mar sempre bem presente, chegou à mesa o lagostim, com molho levemente picante, que abriu a porta da Horta Marinha: linguado em noisette, molho e cenoura laminada, emulsão de citronela e caviar no topo. Excelente apresentação e textura de sabores, aliás comuns ao robalo do 8.º e último momento, com puré de aipo e nabo. Um prato À Galega assinado por Fernando Agrasar.

De surpresa em surpresa, num aliciante e permanente desafio aos sentidos, algo que o Blind Experience propõe de modo sublime, ecoaram os acordes de uma popular canção infantil.

Vítor Matos, tirou favos de mel da cartola; perdão, do carrinho opaco que os transportavam. Era o toque espetacular que faltava na sobremesa Abelha Maia: bolo de amêndoa, macarons de lavanda, mousse de baunilha, gelado de iogurte, gel de maracujá e abelhas de chocolate.

Um final apoteótico, sublinhado pelo bonsai colocado na mesa, com trufas de chocolate branco entre a folhagem.

O requinte da alta cozinha teve harmonia perfeita com vinhos Soalheiro, o 1.º produtor de Alvarinho de Melgaço que comemora 40 anos.

Ir às cegas ao Blind, no Porto, é garantia de uma experiência sensorial de alto nível.

Localização : Porto

Contacto : 226 090 559

GPS :41.14569 N ; -8.60595 W

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de