TSF à Mesa

Portugal fora, as fronteiras entre regiões são traçadas pelas paisagens e pela mesa. Das cidades às serras ou na imensidão das planícies, da melhor tradição portuguesa ao vanguardismo mais ousado. António Catarino sugere um país gastronómico que vale a pena apreciar.

Cantiflas é um caso sério em S. João da Pesqueira

No coração do Doutro Vinhateiro e com foral outorgado em 1055, S. João da Pesqueira reivindica o estatuto de vila mais antiga de Portugal.

O Marquês de Pombal, responsável pela criação da primeira região vinícola demarcada do mundo, por lá viveu enquanto jovem e estudou no convento franciscano, ao tempo existente na vila, cujo nome está, de algum modo, associado à fartura de peixe no rio Douro, que corre aos pés de S. Salvador do Mundo.

A capela, no topo de um alcantilado monte, é um dos mais extasiantes miradouros da região vinhateira onde está inserido o primeiro concelho de Portugal, criado em meados do século XI.

Em S. João da Pesqueira, merece visita o Museu do Vinho um arrojado exercício de arquitetura contemporânea com múltiplas valências.

Um pouco mais afastado, do centro da vila, onde está situado aquele museu de território, fica o restaurante Cantiflas. O nome reflete admiração pelo famoso cómico mexicano Mário Moreno,

A sala é espaçosa e algumas mesas no exterior ampliam a lotação em tempo estival. O café tradicional é antecâmara do espaço de refeições, onde acomodam seis dezenas de comensais. Cores quentes e mobiliário em madeira caracterizam a sala.

A cozinha tradicional, com base nos produtos da região, consta do cartão de apresentação deste restaurante onde os pratos de bacalhau - à moda da casa; assado na brasa ; cozido com todos e à minhota - têm prevalência no capítulo piscícola.

As sugestões de carne são mais numerosas e entre elas destaca-se, com toda a legitimidade, a tradicional posta. É um ícone da casa: carne bem grelhada, macia e suculenta, temperada com azeite de excelente qualidade e alho, é acompanhada com batata assada. Fama, plenamente justificada e a merecer aplauso.

O bife na pedra e os escalopes especiais - carne de vitela em dueto com camarões - são propostas a ter em apreciação.

Por encomenda, há possibilidade de saborear outros pratos tradicionais, com destaque para o muito apreciado cabrito assado no forno. Arroz de cabidela; caldeirada de cabrito e entrecosto com arroz de feijão integram este capítulo de especialidades mediante reserva.

Nas sobremesas, destacam-se pudim de ovos, leite creme e tarte de amêndoa.

Garrafeira de muito bom nível, privilegiando os vinhos da região. Serviço muito simpático neste restaurante acolhedor de onde se sai com boa disposição e um sorriso nos lábios. Mas, o Cantiflas é um caso sério de qualidade em S. João da Pesqueira.

Localização: S. João da Pesqueira

Contacto: 254 484 474

GPS: 41.23803 N ; -7.45475 W

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de