TSF à Mesa

Portugal fora, as fronteiras entre regiões são traçadas pelas paisagens e pela mesa. Das cidades às serras ou na imensidão das planícies, da melhor tradição portuguesa ao vanguardismo mais ousado. António Catarino sugere um país gastronómico que vale a pena apreciar.

Casa Monte Pedral em Cuba

A mancha de vinhedos que se estende para lá da serra do Mendro, fronteira orográfica entre o Alto e o Baixo Alentejo, prolonga-se até Cuba.

A origem do topónimo da vila considerada Capital do Cante e onde viveu Fialho Almeida - a casa-museu literário merece visita - não é consensual.

Uma corrente aponta para o facto de os soldados de D. Sancho II, ao tempo da conquista cristã, terem encontrado inúmeras cubas para guardar vinho nos arrabaldes da atual sede de concelho.

Tal teoria reforça a histórica ligação de Cuba à produção de vinho introduzida pelos romanos, que permaneceram na região durante largo período e deixaram apreciável legado na arte de fazer vinho de talha.

Enquanto não é tempo de provar o vinho novo, podemos fixar o olhar nas avantajadas talhas que emprestam típico ar de adega ao restaurante Casa de Monte Pedral.

O restaurante, vizinho do mercado municipal de Cuba, ocupa parte de uma imponente mansão restaurada em inícios do século XIX.

Um pátio ao estilo andaluz dispõe de um balcão ideal para petiscar e dá acesso à ampla sala principal de teto em abóbada, revestido a estuque. Há outra salas reservadas para eventos.

Mais recente, a vasta esplanada dispõe de um balcão de apoio para servir petiscos, no topo de um espaço agradável, cuja decoração é um tributo ao cante.

A decoração, plena de rusticidade, com motivos tauromáquicos à mistura e presuntos pendurados, é uma das fortes imagens da casa, onde mora uma cozinha regional feita à base de matéria-prima de qualidade.

Na onda petisqueira, à laia de entradas, para além do excelente presunto, cortado na hora, com saber e arte, e do queijo de ovelha, recomendam-se os ovos com espargos.

Cumprido, com satisfação, o tércio inicial, a fase seguinte desdobra-se em vários pratos tradicionais.

Uma das especialidades da casa é um prato com forte identidade alentejana, hoje em dia pouco habitual: feijão com carrasquinhas ou tengarrinhas, com secretos de porco alentejano. Um verdadeiro pitéu!

O misto de carnes grelhadas tem como acompanhamento as já famosas migas de azeitona: revelaram boa ligação; deliciosas pela untuosidade e sabor. Verdadeira especialidade.

Outras sugestões: bochechas de porco alentejano estufadas, bem confecionadas e saborosas; costeletas de borrego e lombinhos de porco com gambas.

No reino dos grelhados, domina a carne de porco alentejano; nos pratos de peixe, impõem-se os bacalhaus -- à Monte Pedral ou com presunto - e o arroz de tamboril. São opções para duas pessoas.

Nas sobremesas, destaque para o bolo de amêndoa.

Boa garrafeira. O vinho da talha 7 é um ícone desta casa onde o proprietário pontifica, pelo acolhimento peculiar e o bom nível da

cozinha contribui para prazenteira refeição na Adega da Casa Monte Pedral, em Cuba, no Baixo Alentejo.

Onde fica?

Localização: Cuba

Contacto : 936 520 036

GPS : 38.164161 N ; -7.891264 W

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de