TSF à Mesa

Portugal fora, as fronteiras entre regiões são traçadas pelas paisagens e pela mesa. Das cidades às serras ou na imensidão das planícies, da melhor tradição portuguesa ao vanguardismo mais ousado. António Catarino sugere um país gastronómico que vale a pena apreciar.

Cova da Loba

Revisitar a História é um dos sortilégios de Linhares da Beira, Aldeia Histórica alcandorada no topo de um morro coroado pelo castelo, construído no reinado de D. Dinis e hoje um ex-líbris da povoação.

No largo fronteiro ao castelo, o restaurante Cova da Loba, aberto há 12 anos, é o resultado de um projeto de gastronomia e vinhos desenhado por Paulo Mimoso, um filho da terra.

No espaço com nome a condizer, são confecionados pratos com base em "Receitas que contam histórias", ambicioso projeto multissetorial desenvolvido pela Associação das Aldeias Históricas de Portugal para valorização do património imaterial.

Há pratos que permitem recuar no tempo, através de receitas que são a essência do território e permitem trazer à mesa deste restaurante da Beira Interior, memórias dos tempos da então muito concorrida Feira do Gado e do Queijo da vizinha localidade de Carrapichana.

O pão de centeio, de produção própria, e o queijo Serra da Estrela DOP, azeite e azeitonas preparam o palato para a morcela frita, uma entrada muito saborosa.

A sopa de grão das feiras, com excelente textura de sabores, é confecionada com presunto, ossos do espinhaço do porco, grão-de-bico, massa, azeite, cebola, alho e chouriço picadinho.

Sublinha o caráter genuíno de uma receita que desvenda uma outra cozinha, diferente e autêntica.

A galinha torrada, com alho, cebola e azeite e a carne da marrã, frita, e acompanhada com esparregado - ambos credores de nota elevada -- reforçam a relação com região através dos hábitos alimentares.

Para sobremesa, papas de carolo das ceifas, ou seja, papas de milho polvilhadas com canela e feitas com leite, açúcar e licor de ginja.

O cacau de noite de Natal é a gulodice desta ementa, harmonizada com vinhos DOP da Beira Interior.

Neste restaurante, os menus foram idealizados de modo a estabelecerem relação com o território.

Cabritinho da serra grelhado e acompanhado com legumes salteados; borrego com arroz de cogumelos; bochechas de porco ibérico estufadas e peito de pato caramelizado com batata doce são algumas das propostas que coexistem na lista com polvo grelhado, migas de broa e chícharos; caçarola de gambas, peixes, feijão e pão de milho e lombo de bacalhau no forno.

O chamado menu de degustação - uma entrada mistério, pratos de peixe e de carne separados por uma corta-sabores e sobremesa -- foge ao arquétipo "fine dining" e exprime a ligação deste restaurante, com excelente carta de vinhos, à cultura gastronómica local.

Cova da Loba, em Linhares da Beira

Localização: Linhares da Beira (Celorico da Beira)

Contacto : 271 776 119

GPS : 40.54108 N ; -7.46148 W

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de