- Comentar
A Rota dos Ofícios Tradicionais de Paiva, reavivando a memória de artes e ofícios de outros tempos é hoje repositório de muitas atividades que marcaram o passado de Castelo de Paiva, um concelho bafejado pela natureza.
São muitos os encantos deste território, onde a atividade mineira no Pejão foi intensa, e cuja origem toponímica remonta ao ano de 883. Todavia, só em 1852 ganhou a designação atual.
Um dos produtos locais com justificada fama é o vinho verde tinto produzido na vizinha freguesia de S. Miguel de Bairros.
Debruçada sobre o rio Paiva, tem como ex-libris um dos solares mais bonitos da região: a Quinta da Fisga.
Construída em 1640, em estilo barroco, destaca-se pelo pórtico grandioso e pela fonte esplendorosa, enquadrados em tão magnífico conjunto arquitetónico.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Um pouco mais acima, onde a vista abarca soberba panorâmica, o restaurante Dona Amélia é ideal para saborear a gastronomia regional.
O percurso da vila até lá não é propriamente fácil. Convém estar atento e o mais aconselhável é confiar no GPS.
Uma vez chegados lá chegados, deparamos com uma construção tradicional em pedra, teto em madeira, uma varanda envidraçada onde o olhar se perde, contemplativo, na magnífica paisagem.
Ali, respira-se tradição. Desde a cozinha com forno a lenha à lista. O acolhimento é caloroso, simpático, atencioso, na linha do serviço.
A clientela, muito fiel, sabe ao que vai e, por isso, respeita as normas da casa: é melhor reservar do que chegar sem avisar, sujeitando-se à disponibilidade da oferta diária.
A lampreia, em arroz ou à bordalesa, é rainha por estes dias, assumindo o estatuto de especialidade da época.
Também mediante encomenda, é possível saborear cabrito ou vitela assada no forno a lenha; anho e um arroz de cabidela, o tradicional pica no chão, que ganhou fama.

© António Catarino/TSF
Suculento e rico em boa matéria-prima, o cozido à lavrador é outra escolha acertada, a exemplo da posta. Carne de vitela muito tenra, plena de sabor, grelhada de modo competente.
A acompanhar, um esplendoroso arroz de forno, batata a murro e feijão-preto para delícia do palato, agradado com tão bons sabores.
O vinho verde tinto, servido na tradicional malga, fez jus à fama, harmonizando de modo perfeito.
Para concluir tão prazenteira refeição, mais uma especialidade local: pão de ló de Castelo de Paiva.
Carta de vinhos com boas opções.
Serviço muito simpático neste restaurante com uma culinária competente, à base de bons produtos.
Razões de sobra para visitar esta casa: Dona Amélia, em Castelo de Paiva.
Onde fica?
Localização: Bairros (Castelo de Paiva)
Contacto: 255 698 773
GPS : 41.04128 N ; -8.24287 W