TSF à Mesa

Portugal fora, as fronteiras entre regiões são traçadas pelas paisagens e pela mesa. Das cidades às serras ou na imensidão das planícies, da melhor tradição portuguesa ao vanguardismo mais ousado. António Catarino sugere um país gastronómico que vale a pena apreciar.

Ementa cantada no Porto das Lãs

O rio Almansor, subafluente da margem esquerda do Tejo, atravessa o concelho de Montemor-o-Novo no trajeto de quase seis dezenas de quilómetros até desaguar no Sorraia.

Almansor foi uma figura grada do Al Andaluz. Político e militar proeminente do califado de Córdoba, desenvolveu várias ações na Península Ibérica e deu nome ao rio que, por estes dias, tem o caudal reduzido a um tímido fio de água.

No Porto das Lãs, nos arredores daquela cidade alentejana, a curta distância do convento de S. Domingos -que alberga o museu de arqueologia e etnologia -há um ancoradouro seguro para saborear petiscos e outros pitéus da cozinha regional.

O restaurante A Ribeira, na margem direita do rio, é um espaço simples: uma sala com decoração rústica e lareira e uma esplanada envidraçada, com vista privilegiada para os vinhedos da Quinta da Plansel.

Carlos Carriço, que há mais de duas décadas abandonou a Alemanha, onde mourejou anos a fio, é o anfitrião e artífice do sucesso alcançado pelo restaurante.

Senhor de uma alegria contagiante, muito dinâmico e bem humorado, anuncia a ementa ... cantando!

Para tal, sobe a um plano mais elevado no centro da sala envidraçada e, ao ritmo de palmas cadenciadas, agita o corpo em curioso movimento dançante e canta o que pode sair da cozinha. O ritual é encenado várias vezes e já ganhou estatuto de atração da casa.

As tiras de choco frito, com batata frita e salada, fazem jus ao estatuto de especialidade. Pela qualidade da matéria-prima e fritura no ponto.

Outras propostas; bacalhau à presidente, tipo com natas, vai ao forno e leva molho branco; enguias fritas; filetes de linguado; moelas de tomatada; lombo de porco temperado com pimentão; vitela estufada; medalhões grelhados.

Nas opções de caráter mais regional, as tradicionais migas com carne de porco estão em destaque.

Sobremesas triviais.

Garrafeira suficiente, com destaque para as referências da Plansel, neste restaurante com uma cozinha simples e estrutura familiar, que assegura caudal permanente de simpatia e eficácia no serviço.

A Ribeira, às portas de Montemor-o-Novo.

Localização: Montemor-o-Novo

Contacto : 266 890 211

GPS : 38.6499 N ; -8.2067

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de