TSF à Mesa

Portugal fora, as fronteiras entre regiões são traçadas pelas paisagens e pela mesa. Das cidades às serras ou na imensidão das planícies, da melhor tradição portuguesa ao vanguardismo mais ousado. António Catarino sugere um país gastronómico que vale a pena apreciar.

Encostas de Formão: bons predicados amarantinos

Emoldurada pelas serranias do Marão e da Aboboreira, territórios de vida natural e palcos famosos do mundo dos ralis, Amarante é cidade rica em história e património monumental.

Berço de vultos das letras, das artes e da vida política - Agustina Bessa Luís, Teixeira de Pascoais, Amadeu Sousa-Cardozo, António Cândido, António Lago Cerqueira, entre outros - o burgo amarantino é senhor de muitos predicados,

O imponente mosteiro de S. Gonçalo, alvo de recentes e profundas obras de restauro, inserido no preservado centro histórico é o ex-líbris da cidade do Tâmega, onde a gastronomia e o famoso vinho verde desta sub-região cativam o visitante.

Nos arredores de Amarante, circulando na A4 em direção a Vila Real, logo após a extensa ponte sobre o Tâmega, tomando a saída com a indicação Marco de Canaveses, é muito fácil dar com a indicação do restaurante Quinta Encostas de Formão.

Entramos numa vasta quinta, enquadrada em magnífico cenário verdejante. Espaço bem cuidado, agradável, com extensa área de estacionamento.

O restaurante é um espaço moderno, bastante confortável, muito amplo, dividido por duas salas e uma esplanada, privilegiada varanda para contemplar Amarante e, ao fundo, o monte Farinha coroado pela Sr.ª da Graça.

O receituário, baseado nos pratos tradicionais de bacalhau e de cabrito, trabalhado com rigor e à base de matéria-prima de qualidade é o suporte de uma cozinha séria, honesta e segura.

O tabuleiro das entradas é uma espécie de cartão de apresentação das iguarias propostas na ementa.

Orelheira, rojões, cogumelos, salada de bacalhau, moelas, rissóis ou, em alternativa, alheira com grelos ou salpicão, de produção própria, acariciam o palato para o ato seguinte, em que se perfila, garboso, o bacalhau À Narcisa. Posta alta, a revelar fritura no ponto, aconchegada por farta cebolada e acolitada por batatas fritas às rodelas. Bacalhau de excelente qualidade, lombos suculentos, tratamento culinário adequado.

Outra opção é o bacalhau com broa. Neste capítulo, destaque para o lombo de atum marinado em ervas aromáticas e para a pescada com amêijoas.

Nas carnes, referência para a posta de vitela com batata a murro; rojões com castanhas; secretos; naco de vitela à Encosta do Formão e, para duas pessoas, costeletão de vitela grelhado.

As tripas à portuguesa, bem confecionadas e o cabrito assado, muito apreciado, enobrecem o cardápio ao fim de semana.

Um leque variado de sobremesas, do leite-creme queimado ao pudim da casa coloca doce ponto final em prazenteira refeição.

Garrafeira de bom nível, com destaque para os vinhos verdes da Quinta do Outeiro de Baixo, em especial o Vinhão Reserva Tinto e o Reserva Branco Azal.

Serviço muito simpático e diligente neste restaurante com marca de qualidade. Quinta Encostas de Formão, em Amarante.

Localização: Amarante

Contacto: 255 441 194

GPS : 41.25522 N ; -8.08895 W

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de