TSF à Mesa

Portugal fora, as fronteiras entre regiões são traçadas pelas paisagens e pela mesa. Das cidades às serras ou na imensidão das planícies, da melhor tradição portuguesa ao vanguardismo mais ousado. António Catarino sugere um país gastronómico que vale a pena apreciar.

Fortaleza na Apúlia

Na praia nortenha da Apúlia, de moinhos em formato cónico no topo das dunas vergastadas pela fúria oceânica, as sargaceiras são imagem do passado.

A apanha do sargaço, uma alga de crescimento rápido utilizada para fertilizar as masseiras, parcelas de terreno arenoso onde é praticada uma agricultura única no mundo, é residual e faz parte das memórias daquela freguesia do concelho de Esposende.

Praia muito concorrida durante a época balnear, a Apúlia é, ao longo de todo o ano, um destino para saborear peixe e marisco, dois produtos que são a base do concurso promovido há mais de duas décadas pelo município local.

Março é mês com Sabores do Mar, iniciativa estimulante para a restauração. Promover, valorizar e preservar o património gastronómico local é o objetivo de modo a privilegiar o recurso aos produtos endógenos.

Frente ao Atlântico, uma imponente construção fortificada, no estilo dos paços galaico-durienses, sobressai na linha de costa da praia da Apúlia.

Uma escadaria exterior conduz ao restaurante 1000 Fronteiras - Fortaleza, aberto em junho de 2022, que se estende por dois pisos. Ambiente requintado, intimista, com decoração sóbria, bem conseguida.

Amesendação minimalista, muito na moda.

A ementa, com assinatura do chef romeno Emanuel Petcas, há muitos anos radicado em Portugal, muda duas vezes ao longo do ano, procurando desse modo tirar o melhor partido dos produtos da época.

Objetivo expresso na carta consultada na visita: nas entradas, destacam-se espargo, ovo e cogumelo; abóbora, requeijão e pato; castanha, cogumelos e trufa; fava, chouriço e ovo; camarão tigre e jalapenhos entre várias sugestões.

Presença diária na ementa, ao almoço e ao jantar, é o bacalhau, grão e espinafres, um clássico recriado pelo chefe: bacalhau de boa qualidade confitado no ponto acompanhado com migas de espinafres salteada e mousse de grão. Os sabores clássicos sobressaem neste prato muito bem confecionado e com apresentação bem conseguida.

Neste capítulo, a carta apresenta pregado, camarão tigre e arroz; robalo, risotto e calda de marisco; polvo, batata, espinafres e pimentos.

Nos pratos de carne destacam-se veado, castanha e cogumelos; novilho, batata e legumes; arroz de perdiz e porco preto com risotto do campo.

Um trio de sobremesas justifica referência: bolo lava de doce de leite; pudim do abade e pera com vinho do Porto.

Carta de vinhos de bom nível. Serviço competente neste restaurante com uma cozinha de autor, contemporânea e que tira partido dos bons produtos regionais.

1000 Fronteiras - Fortaleza, na Apúlia.

Localização; Apúlia (Esposende)

Contacto: 933 444 556

GPS: 41.48464 N ; -8.77861 W

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de