TSF à Mesa

Portugal fora, as fronteiras entre regiões são traçadas pelas paisagens e pela mesa. Das cidades às serras ou na imensidão das planícies, da melhor tradição portuguesa ao vanguardismo mais ousado. António Catarino sugere um país gastronómico que vale a pena apreciar.

Garfo & Rolha faz jus ao nome

Aberto em 2014, o restaurante Garfo & Rolha, em Leça da Palmeira, nas imediações do antigo terminal de passageiros do porto de Leixões, iniciou novo ciclo em agosto do ano passado, com Filipe Moreira a assumir outra filosofia na liderança da casa.

Cresceu na restauração, mundo que não tem segredos para ele. Desde muito jovem que foi aprendendo no muito concorrido e popular restaurante matosinhense dos pais, os segredos do negócio: receber e servir bem.

No Garfo & Rolha sentimo-nos em casa, após subir as escadas que levam ao piso superior. O espaço é moderno, decoração minimalista; ambiente tranquilo; vista agradável para o porto de Leixões através de duas janelas no topo oposto ao balcão.

O apoio, na área de consultoria do chef Álvaro Costa, é relevante, traçando as diretrizes de uma cozinha à base de pratos do receituário tradicional de algum modo esquecidos e que evidenciam o potencial gastronómico da região nortenha.

No rol dos petiscos, enunciamos o rissol de berbigão, com maionese, lima e picles caseiros; bolinhos de bacalhau com puré e feijão frade; brás de cogumelos; rissol de sardinha e pimentos; lulas fritas à algarvia.

Consistente e saborosa, a sopa de peixe com aioli; outra escolha: calde verde de salsa.

Os arrozes e as coentradas dominam opções mais suculentas, evidenciando a qualidade do peixe. A grelha, foi remetida para plano secundário, a primazia é dada ao peixe do dia no forno ou com arroz limão; massada do mar com amêijoa e corvina; arroz de robalo.

Nos pratos de carne, destaque para bife da vazia e presa de porco ibérico.

Todos os dias, há pratos específicos: bacalhau demolhado com arroz do mesmo à 3.ª feira; no dia seguinte, arroz de costelinhas com grelos e moura; à 5.ª, brilham os filetes de polvo com arroz seco dito do mesmo; na 6.ª feira há lulas fritas e ao sábado a esplendorosa e emblemática cabidela do mar com arroz tinta de choco, uma criação do chef Álvaro Costa.

A harmonização vínica é uma forte aposta do restaurante, comprovada à mesa com as novidades dos Vinhos Norte, detentores de extenso e variado portefólio e 100 hectares de vinha própria.

Para início, mini patanisca de camarão, muito fofa e plena de sabor, bem acompanhada pelo 310 Rosé 2021, um

Espadeiro exuberante. A marca 310, o número de porta da adega nos arredores de Fafe, é exclusiva de monocastas.

O Loureiro 2020 casou na perfeição com o rissol de berbigão com pepino marinado e molho tártaro, com o fruto a fazer excelente ligação.

Em seguida, as línguas de bacalhau de coentrada, cozinhadas com manteiga, alhos, coentros e 310 Azal 2020, revelaram ponto de sal ideal, bem conjugado com a boa acidez do vinho.

A aba de vitela no forno foi muito bem acompanhada com um esplendoroso arroz caldoso de legumes e Miogo Branco Escolha do Enólogo 2020. Uma edição limitada, produzida com Alvarinho em larga percentagem e Azal.

Um refogado lento deu sabor a fumeiro à feijoada de coelho com um toque de cravinho, acompanhada com Miogo Espadeiro, um espumante extra bruto super reserva , que esteve à altura.

A sobremesa - pera confitada com especiarias, creme de queijo e flor de sal - foi harmonizada com Tapada dos Monges Fernão Pires 2011.

Um final perfeito para uma sequência de pratos confecionada com critério, boa dose de criatividade e harmonização perfeita com as novas e aclamadas referências dos Vinhos Norte.

O Garfo & Rolha, em Leça da Palmeira, é sinónimo de saboroso petiscos e comida de conforto. Com uma excelente carta de vinhos, faz jus ao nome.

Localização: Leça da Palmeira (Matosinhos)

Contacto : 918 858 300

GPS : 41.18815 N ; -8.69916 W

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de