TSF à Mesa

Portugal fora, as fronteiras entre regiões são traçadas pelas paisagens e pela mesa. Das cidades às serras ou na imensidão das planícies, da melhor tradição portuguesa ao vanguardismo mais ousado. António Catarino sugere um país gastronómico que vale a pena apreciar.

Herdade do Rocim: qualidade na tradição

No coração de uma sub-região vinícola, a Herdade do Rocim, localizada entre Cuba e Vidigueira, destaca-se pela beleza arquitetónica da adega, integrada de modo perfeito na paisagem envolvente.

O enoturismo é poderosa mais-valia de um projeto vinícola assente em elevada qualidade e, em termos ambientais, na sustentabilidade.

Inaugurada em 2007, a adega é um polo de atração, graças aos programas diários de visitas guiadas com provas de vinhos e a outras iniciativas.

Neste campo, particular destaque para o Dia de Abertura das Talhas, o Amphora Wine Day, que ao longo das quatro edições realizadas tem conhecido estrondoso sucesso, como sucedeu este ano.

O vinho de talha é uma das facetas deveras interessante do valioso projeto da Herdade do Rocim, que lançou um programa de visitas guiadas - Amphora Wine Tours - incluindo outros produtores de Vila Alva e de Vila de Frades, e ao longo do qual é contada a história de uma tradição milenar de fabrico do vinho que passou de geração para geração.

Para aconchegar o estômago e saborear pratos da rica gastronomia alentejana, com uma abordagem mais moderna, harmonizados com excelentes vinhos, a Herdade do Rocim é a opção ideal.

O espaço moderno, muito confortável, pleno de luz natural, convida à fruição do ambiente e das sugestões baseadas na tradição dos comeres do Alentejo.

Na mesa, entradas à base de produtos exclusivamente da região: presunto, enchidos, queijos de cabra e de ovelha e um típico talego, um saco em pano, com fatias de pão alentejano.

O cozido de grão, confecionado de acordo com a tradição do Baixo Alentejo, revelou excelente culinária e textura de sabores.

Nota elevada para as bochechas de porco estufadas - carne a desfazer-se na boca - acompanhadas com esplendorosas migas, bem ligadas, sem gordura excessiva; plenas de sabor.

Outras opções são bacalhau e feijão com carrasquinhas ou tengarrinhas, um cardo bravio.

Para sobremesa, tarte de amêndoa.

A harmonização vínica perfeita com uma dezena de vinhos de talha produzidos pela Herdade do Rocim, alguns fruto de experiências e parcerias muito interessantes.

O restaurante, com carta de vinhos preenchida em exclusivo com referências deste produtor, funciona mediante marcação antecipada - pelo menos, 24 horas, sem número mínimo de clientes.

Restaurante da Herdade do Rocim, em Cuba, no Baixo Alentejo.

Localização: Cuba

Contacto: 284 415 180

GPS: 38.19769 N; -7.85557 W

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de