TSF à Mesa

Portugal fora, as fronteiras entre regiões são traçadas pelas paisagens e pela mesa. Das cidades às serras ou na imensidão das planícies, da melhor tradição portuguesa ao vanguardismo mais ousado. António Catarino sugere um país gastronómico que vale a pena apreciar.

Comida de conforto em Alferrarede na casa do chef

O local é discreto, a rua pacata e o restaurante quase passa despercebido, Em Alferrarede, na Casa do Chef Victor Felisberto mora uma cozinha séria e de qualidade, confecionada com boa matéria-prima.

No médio Tejo, a localidade de Alferrarede, vizinha muito próxima de Abrantes, é conhecida por algumas casas senhoriais e pelas fontes. O palácio da Marquesa do Faial e o castelo formam o conjunto mais representativo da povoação que possui duas fontes - S. José e Quente - esta última com propriedades anunciadas pela voz do povo, que diz ser fresca a água no verão e quente, nos meses em que o tempo esfria.

Para aconchegar o estômago, há por aqueles lados refúgio acolhedor e com cozinha de nível elevado. Na rua Cana Verde, artéria pacata, perpendicular à Nacional 3, vamos encontrar a Casa Chef Victor Felisberto.

O restaurante quase passa despercebido, mas o interior reflete bom gosto, sobriedade e um toque moderno. Numa das paredes há uma frase que é assisado conselho: «as melhores coisas da vida conversam-se à mesa com boa comida».

Um desígnio levado mesmo a sério nesta casa, com uma sala não muito espaçosa, mas plena de conforto. Lambris em azulejo; um espelho num dos topos e decoração sóbria.

Mesas e cadeiras em madeira, aparelhadas com toalhas e guardanapos em tecido; alfaias de qualidade e copos adequados. O chef é excelente anfitrião, bem secundado pela equipa que assegura o serviço.

O forno a lenha é um dos pilares da cozinha da casa e que trabalha boa matéria-prima com arte e saber, fruto de muita experiência adquirida noutros refulgentes mundos culinários.

As distinções já conquistadas comprovam uma boa culinária, traduzida na cada vez mais apreciada comida de conforto.

Cachaço de porco assado no forno a lenha com batata doce e migas de couve e broa é um das especialidades; outra, o bacalhau, uma posta avantajada, com assadura perfeita.

Na mesma linha de qualidade, quer da matéria-prima, quer do nível culinário, estão o tacho de vitela e porco com castanhas; cachaço de porco preto confitado em vinho tinto, e o cabrito assado no forno a lenha.

A exemplo dos restantes pratos, a apresentação é outro fator de valorização do trabalho desenvolvido na cozinha.

Nos pratos do dia, podem figura arroz malandrinho de coelho; cachaço de porco assado no forno a lenha; pernil confitado; frango do campo de cabidela e a tradicional sopa dos ganhões.

Para terminar, fondant de abóbora com gelado de baunilha. Uma sobremesa com apresentação moderna e sugestiva.

Garrafeira de bom nível, com os vinhos do Tejo em destaque. Serviço marcado pela simpatia neste restaurante que, pela qualidade dos produtos, da cozinha e do serviço é daqueles que merecem um desvio.

Para saborear comida de conforto na Casa Chef Victor Felisberto: Em Alferrarede, mesmo ao lado de Abrantes.

Onde fica:
Localização: Rua Cana Verde nº 8, 2200-049 Alferrarede, Santarém, Portugal
Telef.: 241 078 685 ; 931 737 898

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de