TSF à Mesa

Portugal fora, as fronteiras entre regiões são traçadas pelas paisagens e pela mesa. Das cidades às serras ou na imensidão das planícies, da melhor tradição portuguesa ao vanguardismo mais ousado. António Catarino sugere um país gastronómico que vale a pena apreciar.

Mar no centro da vila «nobre e honrada»

A vila de Aljezur, de origem muito antiga e título conferido por D. Manuel I, tem privilegiada localização. A proximidade do oceano e a qualidade da batata-doce são a base da lista de um espaço onde o mar não é só nome.

«Nobre e Honrada», título outorgado por D. Manuel I, a vila de Aljezur deve a fundação aos árabes e só foi conquistada, em definitivo, por D. Afonso III.

O castelo é hoje um símbolo do passado histórico da vila algarvia, praticamente arrasada pelo terramoto de 1755.

Rodeada de magníficas praias - Arrifana, Bordeira, Carriagem, Odeceixe, Monte Clérigo e muitas outras - encaixadas entre arribas, Aljezur goza de uma boa localização para aceder ao litoral ou ao interior serrano através do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e da Costa Vicentina.

No centro da vila, em concreto, na rua da Escola, a Cervejaria Mar é uma restaurante cujo nome está perfeitamente justificado os produtos marinhos, com destaque para os perceves, servidos ainda mornos, estão em destaque na lista da casa.

Para ouvir:Mar no centro da vila «nobre e honrada»

Espaço de ambiente caloroso e informal, confortável e com decoração à base de objetos ligados ao mundo da pesca. Um pátio interior é um valor acrescentado e permite, de algum modo, aumentar a capacidade da sala, regra geral - e muito em particular no período estival - com lotação esgotada.

A reinterpretação culinária de alguns pratos à base de produtos regionais é a essência de uma cozinha com traços de modernidade, assente no saber de experiência feito.

A comida de tacho reina por aqueles lados, mas, para entreter, há lulinhas, ostras de Olhão, camarão da Quarteira, amêijoas.

Na ementa, destacam-se os pratos icónicos da casa de base marisqueira. E que ganharam fama: para além do arroz de marisco, destacam-se caril de camarão, espetada de tamboril, massa de marisco e arroz de lingueirão.

A especialidade mais famosa da casa é, no entanto, o lavagante gratinado em azeite alentejano e amores-perfeitos, com batata-doce de Aljezur, um produto da região e de grande qualidade.

Por encomenda, há outras propostas para duas pessoas, mediante encomenda antecipada, e que fazem crescer água na boca:

A cataplana batizada «céu e terra», com lagosta e perdiz, e a cataplana «terra e mar», confecionada com bochechas de porco preto.

O setor cárnico tem, obviamente, menor relevância, embora seja de apreciar o pica-pau ou um prego da vazia, saboroso complemento de uma mariscada.

Sobremesas regionais.

Serviço de vinhos personalizado. Atendimento simpático neste espaço de sabores oceânicos. Cervejaria Mar. Em Aljezur.

Onde fica:
Localização: Rua da Escola n.º 13, 8670-055 Aljezur
Telef.: 927 935 418

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de