TSF à Mesa

Portugal fora, as fronteiras entre regiões são traçadas pelas paisagens e pela mesa. Das cidades às serras ou na imensidão das planícies, da melhor tradição portuguesa ao vanguardismo mais ousado. António Catarino sugere um país gastronómico que vale a pena apreciar.

Tradição alentejana em novo espaço montemorense

Pratos e petiscos da rica gastronomia alentejana preenchem por completo a lista de um novo espaço em Montemor-o-Novo, bem localizado e com decoração aprimorada.

Notável, por distinção da sua importância entre as vilas portuguesas da época, título outorgado por D. Sebastião e reforçado pelo foral concedido por D. Manuel I, Montemor-o-Novo é hoje uma cidade alentejana com história multisecular.

Lá no alto, o castelo e a torre do relógio são o ex-líbris monumental da antiga vila regalenga, senhora de um passado repleto de acontecimentos históricos.

Hoje, a vida montemorense gravita em torno da avenida Gago Coutinho, que atravessa a cidade. Numa perpendicular daquela artéria, frente a umas bombas de combustível, destaca-se o restaurante restaurante Raiz & Tradição. Um edifício de apreciável envergadura, caiado de branco e com barrão azul, na melhor tradição alentejana.

Ali morou, durante anos, o restaurante Sampaio, mas desses tempos restam as paredes estruturantes. Em abril de 2019 abriu portas, com a mesma gerência do vizinho Pátio dos Petiscos. Um espaço totalmente novo, moderno e com uma decoração bem conseguida. Simples, tendo por base painéis que reproduzem os tradicionais mosaicos hidráulicos, revelando bom gosto, sobriedade e cuidado nos pormenores.

Respira-se Alentejo num ambiente confortável, rústico chique, com boa luz natural e um toque de requinte. Na lareira do espaço principal, que permite fazer lume no chão, um moderno espeto é utilizado para assar carne de borrego.

Duas salas com idêntica capacidade - 50 lugares cada - garantem acomodação: modernidade na amesendação, com individuais e guardanapos em tecido; copos adequados.

Da cozinha saem petiscos e pratos exclusivamente da rica gastronomia alentejana. Esta é marca do restaurante que apresenta, para começar, com o saboroso pão alentejano, azeitonas com tempero; queijo de ovelha; tábua alentejana.

Nas entradas, o coelho à S. Cristóvão justifica destaque: carne desfiada, bem temperada com alho, boa acidez. Excelente início de função, continuado com um ex-líbris petisqueiro: as divinais bolinhas de batata-doce panadas, com uma fatia de queijo de vaca bio.

Neste capítulo, outras sugestões: perninhas de rã; cogumelos recheados com farinheira de porco alentejano; ovos de codorniz caseiros salteados com presunto ibérico e cogumelos de Montemor.

A tradicional sopa de cação, para duas pessoas; ou de tomate com bacalhau e ovo escalfado expressam caráter alentejano, acentuado pela típica açorda com bacalhau.

Mais criativos, o bacalhau no vapor com migas de coentros biológicos; bacalhau verde com camarão e o arroz com choco da Costa Vicentina. O peixe do dia é alternativa.

Nas carnes, brilha o borrego Sullfok cruzado com raças autóctones: as costeletas, particularmente saborosas, apresentadas com um raminho de hortelã, revelaram-se escolha muito acertada. Para acompanhar, arroz de feijão.

No leque de opções constam borrego assado; lombinho de porco alentejano recheado com farinheira e acompanhado de migas de couve flor; presa de porco ibérico grelhada com batata e esparregado e, não podiam faltar, as migas alentejanas com carne do alguidar;

Para duas pessoas: ensopado de borrego e pezinhos de porco com pão frito.

Sugestão alargada - quatro pessoas -- o terra e mar, com carnes de borrego; vaca Angus e porco ibérico, acompanhadas com migas e mariscos vicentinos, numa alusão à proveniência das espécies.

Para sobremesa, uma adaptação da sopa dourada, elaborada com caramelo, pão de ló coberto com doce de ovo e concluída com merengue.

Doces conventuais e sericaia com ameixa são outras propostas.

Boa garrafeira e vinho a copo. Serviço marcado por grande profissionalismo e simpatia neste restaurante com sabores alentejanos de qualidade e que faz jus ao nome: Raiz & Tradição. Em Montemor-o-Novo.

Localização: Montemor-o-Novo

Telef.: 266 890 040

Continuar a ler

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de

Patrocinado

Apoio de