TSF à Mesa

Portugal fora, as fronteiras entre regiões são traçadas pelas paisagens e pela mesa. Das cidades às serras ou na imensidão das planícies, da melhor tradição portuguesa ao vanguardismo mais ousado. António Catarino sugere um país gastronómico que vale a pena apreciar.

Lançar âncora em Porto Santana

Alindada, toda vestida de branco, a velha Salatia, orgulhosa do passado, continua a mirar-se nas águas do Sado, que lhe deram vida. Desde os tempos dos Fenícios até aos dias de hoje, em que Alcácer do Sal continua a merecer visita.

Os novos traçados rodoviários, mais cómodos e seguros, não fazem esquecer tempos idos, como acontecia naquela cidade do Alentejo Litoral: a travessia do rio Sado era dor de cabeça para os condutores, atenuada com a construção de uma segunda ponte mesmo ao lado da metálica então existente.

Para reavivar memórias desse passado, regressemos a Alcácer do Sal, sede do segundo concelho mais extenso de Portugal.

Na margem esquerda do Sado, é aconselhável aportar em local privilegiado para saborear uma boa refeição, desfrutando de magnífica panorâmica.

O restaurante Porto Santana, antes Tasca do Gino é um espaço confortável e desafogado e tem vista para o rio. Decorado com simplicidade e motivos alusivos à região. faz ponto de honra na cozinha regional alentejana.

Para começar, canja de ameijoas ou sopa de cação, ainda que a tradicional açorda de bacalhau, com dois ovos escalfados ou a sopa de tomate sejam duas boas alternativas que tiram o melhor partido do excelente pão alentejano.

Na lista, destacam-se massa de peixe; enguias e filetes de peixe galo com açorda de ovas, que merecem nota alta, pela textura e sabor evidenciados.

Outras opções, plenas de suculência: burras assadas no forno, com a carne muito tenra e saborosa, a justificar a escolha; pezinhos de porco de coentrada; ensopado de borrego e carne do alguidar com migas de linguiça, um prato algo calórico em tempo estival.

As sobremesas têm, de igual modo, um cunho regional, expresso entre outras, na sericaia e no tecolameco, doçaria do Alto Alentejo.

Boa carta de vinhos neste restaurante com serviço marcado pela simpatia e uma cozinha que valoriza a tradição regional. Boas razões para fundear em Porto Santana. A olhar Alcácer do Sal.

Localização: Senhora Santana (Alcácer do Sal)

Telef.: 265 622 517 ; 969 020 740

GPS : 38.37003 N ; -8.50904 W

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de