- Comentar
Furada em tempos que já lá vão, Afurada nos dias de hoje, a freguesia ribeirinha de Vila Nova de Gaia - a menos extensa em área - conserva o ambiente castiço que tanto encanto dá à povoação ligada de modo umbilical à pesca.
Uma atividade que no século XIX atraiu pescadores de Espinho, Furadouro e Murtosa, que ali se fixaram passando a viver no bairro construído para acolher a nova comunidade.
A memória desses tempos, usos e costumes está preservada no Centro Interpretativo do Património da Afurada, localidade vizinha da Reserva Natural do Estuário do Douro.
Ouça aqui o TSF à Mesa
A roupa estendida, mesmo ao lado da moderna e cosmopolita marina, ainda esvoaça, sacudida pela nortada; os velhos tanques ainda atraem as moradoras mais conservadoras e a fumaça ainda impregna as ruas dos odores a peixe na grelha.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
A Afurada é assim, mais turística hoje em dia, com restaurantes para todos os gostos.
Junto à marina, o restaurante Kanpai, uma moderna construção com dois pisos, totalmente envidraçada, é opção para nos sentarmos à mesa e contemplar tudo o que a vista alcança. O Porto, na outra margem; o abraço do Douro ao Atlântico; o vaivém dos barcos no rio.
As duas salas evidenciam o estilo moderno que proporciona um ambiente muito descontraído.
A carta é vasta e diversificada, com propostas que vão da cozinha nipónica à mediterrânica.
Nas entradas, há, entre outras escolhas, ostras ao natural; vários tipos de crepes; cavala braseada; tártaro de salmão, ikura e cebolinho; tempura de caranguejo casca mole ou tataki de salmão com alcaparras, parmesão e mostarda.
Alternativa muito apelativa: vieiras grelhadas, molho de ostras e maracujá.
Nos pratos de peixe, há um trio de opções: salmão grelhado com arroz selvagem, cogumelos e creme wasabi; lulas com molho ponzu e chips de batata doce; e ainda bacalhau negro, puré de couve flor e avelã.
O capítulo "clássicos da nossa cozinha" apresenta magret de pato com puré de maçã e molho de frutos vermelhos; presa de porco preto e chutney de manga; filet mignon acompanhado com puré de batata doce e legumes.
O plano alternativo contempla dois risotos: camarão e lima e de cogumelos Shitake, Shimeji com azeite trufado.
As propostas incluem o menu de almoço e o festival Kanpai, com sugestões de cozinha oriental.
Nas sobremesas, referência para o cheesecake de chá verde e mil folhas de natas, manga e maracujá.
Carta de vinhos com boas referências para harmonizações bem conseguidas e para fazer um brinde: Kanpai ! Saúde! em japonês.
Restaurante Kanpai Douro Marina, na Afurada, em Vila Nova de Gaia.
Localização: Afurada (Vila Nova de Gaia).
Contacto: 912 308 494
GPS: 41.14076 N ; -8.65098 W