- Comentar
O rio Mondego, conhecido em tempos nas tertúlias coimbrãs por Basófias, tão irregular era o caudal, é hoje um vasto espelho de água refrescante.
A inauguração, em 1981, do açude-ponte a norte de Coimbra alterou a fisionomia do rio caprichoso, que corre sob a ponte de Stª Clara. Entre ambas, situa-se, na margem esquerda, a Guarda Inglesa, topónimo que, segundo consta, ficou a dever-se ao fato de ali terem estado aquarteladas as tropas britânicas durante as invasões francesas.
Na avenida paralela ao Mondego, não é difícil encontrar O Açude, facilmente identificável pela esplanada envidraçada que muito valorizou o restaurante.
Ouça aqui o TSF À Mesa
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
É um dos espaços que, em Coimbra, está na moda e razões para que tal aconteça não faltam: ementa recheada de sugestões aliciantes; cozinha de bom nível, com um toque contemporâneo; serviço diligente e uma garrafeira de eleição.
Mobiliário e decoração modernos; ambiente confortável.
A lista é variada; e nas entradas surgem propostas que fazem crescer água na boca: vieira caramelizada, com caviar de arenque, espuma de ervilhas, ovo de codorniz e crocante de alho. Mais comum, o carpaccio de salmão ou de vitela.
Nos pratos principais e com sabor marinho, destaque para os carabineiros com linguini nero; risotto de lingueirão com crocante de polvo e para a espetada de bacalhau à Açude com batata-doce e vinagrete de pimentos.
Nas carnes, sobressaem o jarrêt de porco de leite e o lombo de novilho na brasa com foie gras e molho de Vinho do Porto.
Duas propostas que contribuem para manter elevado o nível deste restaurante, cuja ementa apresenta outro prato deveras interessante: trouxa de perdiz em cama de risotto de cogumelos do bosque.
Outras propostas, mais comuns, nomeadamente, bife da vazia à chefe com queijo de cabra e presunto gratinados; naco na pedra e grelhada especial, têm um denominado comum: a qualidade da carne.
No menu executivo, surgem pratos mais tradicionais: raia com todos; feijoada de línguas de bacalhau; caldeirada de pescada; filetes de peixe galo com arroz de tomate; febrada com cebola.
As sobremesas revelam o mesmo índice de qualidade, em particular o strudell de pera rocha com gelado de canela e o crumble de maçã e caramelo frio.
Garrafeira de nível elevado: Serviço simpático.
O Açude é uma ponte sólida, em Coimbra, para saborear refeição plena de bons sabores.
Localização: Coimbra
Contacto: 239 441 638
GPS: 40.20781 N ; -8.43818 W