- Comentar
Fátima, altar de fé e de oração para os católicos, transfigurou-se nas últimas décadas. Uma consequência do turismo religioso, catalisador de vertiginoso crescimento, ainda que algo desorganizado em termos urbanísticos.
Local de peregrinação, Fátima é hoje uma cidade visitada não apenas em dias marcantes do calendário religioso, mas durante too o ano e onde há várias opções para saborear uma boa refeição.
Há mais de meio século - a história da casa remonta a 1968 - que O Crispim, perto da capela de S. João Batista, na rotunda conhecida por Lombo d"Égua, é um dos mais conhecidos restaurantes da cidade.
O desafogado espaço interior, com decoração rútica, em que sobressaem objetos e utensílios agrícolas, e a aprazível esplanada, contribuem para um ambiente agradável nessa casa que é um clássico da restauração local.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Nas entradas, destaca-se a morcela de arroz, que pela qualidade deixa adivinhar continuidade em bom plano.
Os pratos de carne são os mais tradicionais; estão em maioria na ementa, em que avultam alguns pitéus muito apreciados.
Neste capítulo, canja de pombo ou de perdiz; cabrito à padeiro; coelho bravo e perdiz na púcara com couve.
Ouça a rubrica TSF à Mesa com António Catarino
A lista é, no entanto, vasta, destacando-se a vitela mirandesa, que surge em duas opções - costeleta ou medalhão. De porco preto, há presas, entrecosto e secretos. O borrego pode ser assado ou guisado.
O leque de propostas inclui duas particularmente apreciadas: espetada de lombinho de porco com camarão e friginada, ou seja, carne em vinha de alhos frita e servida num tachinho.
Outra das especialidades é o galo com couve ou de cabidela, opção esta que surge num registo mais clássico.
A feijoada de peixe, confecionada com garoupa, e os pratos de bacalhau - com chícharos no forno ou com massa e o tradicional à lagareiro - fazem a diferença no capítulo piscícola da lista onde o arroz de tamboril também marca presença.
Nas sobremesas, tarte de amêndoa e gelado de caramelo ou pudim de café são duas escolhas acertadas.
Boa garrafeira. Serviço simpático.
O Crispim, em Fátima, é local ideal para descanar o corpo e reconfortar o estômago.
Localização: Fátima (Ourém)
Contacto: 249 532 781; 915 426 464
GPS: 39.63136 N ; -8.66283 W