TSF à Mesa

Portugal fora, as fronteiras entre regiões são traçadas pelas paisagens e pela mesa. Das cidades às serras ou na imensidão das planícies, da melhor tradição portuguesa ao vanguardismo mais ousado. António Catarino sugere um país gastronómico que vale a pena apreciar.

O trinómio da Taberna d'Vila

A Vila Morena, vizinha de praias esplendorosas e a dois passos do interior, é a charneira entre dois mundos com a mesma identidade, usos e costumes.

No coração de Grândola, no largo de S. Sebastião, a dois passos do Jardim Municipal, a Taberna d'Vila tem como base um interessante trinómio: comida, bebida e cultura. Três vértices de um projeto desenhado para um espaço moderno, criado a partir de um antigo café.

A esplanada, muito aprazível, é poderoso fator de atração da casa onde a cozinha tradicional alentejana é interpretada de uma forma moderna, com evidente dose de criatividade e apresentada com atraente contemporaneidade.

Na sala, decorada com bom gosto e sobriedade, destaca-se a lareira, muito aconchegante no tempo frio.

O espaço recebe, com alguma regularidade, exposições de artes plásticas, que se enquadram nos objetivos traçados para esta casa peculiar.

A ementa, rica em sabores alentejanos, varia de algum modo consoante a época do ano e traduz uma cozinha de fusão, cruzando uma raiz clássica com o modernas tendências

Para entradas, destaque para os croquetes de javali, umas apetitosas bolinhas com carne do porco selvagem, rúcula, doce de tomate e queijo da serra.

Há pataniscas de bacalhau e ovos mexidos: com cogumelos e azeite trufado ou com linguiça de porco preto.
A tradicional açorda alentejana tem presença quase sempre assegurada na lista em que figuram, entre várias sugestões, feijoada de choco e risotto de cogumelos.

No capítulo principal, há pratos que ganharam estatuto de especialidade e entraram na história da casa: atum braseado com cinco pimentas e bacalhau à Taberna, com puré de grão, espinafres, crumble de maçã e pesto.

A oferta, que pode, eventualmente, incluir migas gatas e sopa de cação, não se esgota no arroz de ovas de pescada com amêijoas e camarão e na massinha de bacalhau com amêijoas e feijão.

Destaque para o lombinho do gadídeo, uma opção relevante, a par dos mais comuns polvo à lagareiro e arroz de camarão.

Nos pratos de carne, referência o tártaro de novilho: 150 gramas de lombo de novilho, maionese, caseira, cournichons, alcaparras, cebola roxa, ovo de codorniz, rúcula e batata rústica com especiarias.

Bochechas com migas de espinafres e maçã ou carré de borrego com crosta de pistáchio podem ser alternativas

Na doçaria, também reina a criatividade, expressa, por exemplo, nas sopas de cavalo cansado, um crumble de uvas, gelado de castanha, crocante de canela e migas de xarope de vinho tinto.

Outra proposta é o gelado de pinhão.

Boa garrafeira e serviço de vinho a copo.

Serviço simpático neste restaurante onde a partilha é quem mais ordena. Taberna d'Vila, em Grândola.

Localização. Grândola

Contacto: 269 451 024 ; 967 591 088

GPS: 38.17545 N; -8.56538 W

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de